Notícias

Hoje (22) metroviários de SP decidem em assembleia a proposta de Estado de Greve

18.05.13 São Paulo

Assembleia dos metroviários de São PauloDiante da provocação da empresa, os metroviários estão se preparando para reagir, entrando na fase decisiva da Campanha Salarial. Além de rejeitar as nossas reivindicações, o Metrô fez uma grande provocação e quer implementar uma hora não remunerada para a refeição, aumentando a jornada da operação e manutenção.

O Metrô quer acabar com a meia hora dentro da jornada de oito horas, exigindo que os trabalhadores fiquem uma hora a mais à disposição da empresa. Não vamos aceitar a intransigência por parte da empresa. É hora de ampliar a mobilização da categoria. Para isso, várias atividades foram aprovadas na assembleia do dia 16 de maio, como a retirada de uniforme e suspensão das horas extras (veja o calendário completo abaixo).

A próxima assembleia vai avaliar a proposta de Estado de Greve a partir do dia 22 de maio. Participe das atividades convocadas pelo Sindicato!

Nossa luta é por

 –   Aumento real (produtividade) de 14,16% (produtividade média dos últimos três anos)

 –  Reposição de 7,30% (projeção anual IGP-M até abril)

 –  Reajuste de 24,3% no VR (índice IPCA)

 –  Aumento do VA para R$ 382,71 (índice preços do Procon)

 –  Equiparação salarial (trabalho igual, salário igual)

 –  PR igualitária e sem imposição de metas

 –  Plano de Carreira (Manutenção, Administração e Segurança – Unificação da carreira OPS/OPE/OPC)

 –  Periculosidade (30%) para OTM1 e Técnicos de Segurança Patrimonial (agora chamados de Assistentes Administrativos 6 – ADM6)

 –  Progressão salarial (redução do tempo para mudança de faixa salarial)

Veja também  Mobilizações derrubam o aumento das tarifas em São Paulo

 –  Jornada de 36 horas semanais para todos na operação

 –  Não à Terceirização (pela ampliação do quadro de funcionários e pela recarga de bilhetes por metroviários)

 –  Suspensão das demissões da greve de 2007

  –  Pela recuperação do Metrus

Calendário de Mobilização

 21 de maio (terça-feira)

 – Segurança com colete da Campanha Salarial a partir do dia 21   – Operação trabalha sem uniforme, inclusive sem os coletes da Operação Plataforma, nos dias 21 e 22   – Suspensão das horas extras durante a Campanha Salarial   – Setorial unificada na manutenção linhas, 8h, na Sé   -Setoriais do OPE, às 11h e 15h30, na Sé   – Ato unificado, a partir das 16h, em frente ao Codec, na avenida Rangel Pestana, 300 – Centro. Metroviários, eletricitários e trabalhadores da Sabesp juntos contra o sucateamento dos serviços públicos desenvolvido pelos sucessivos governos tucanos (PSDB)

22 de maio (quarta-feira)

  – Setorial unificada na manutenção linhas, 0h, na Sé   – 6ª reunião de negociação. A partir das 9h30, no Hotel Excelsior (avenida Ipiranga, 770 – Centro)   – Assembleia decisiva, a partir das 18h30, no Sindicato  Pauta: Campanha Salarial e  proposta de Estado de Greve 

ASSEMBLEIA DECISIVA Dia 22, quarta-feira, 18h30, no Sindicato. Participe!  Pauta: Campanha Salarial – Avaliação da proposta de ESTADO DE GREVE 4

Fonte: Sindicato dos Metroviários de São Paulo