Notícias

Com metrô público, Moscou tem um dos melhores sistemas de transporte do mundo

14.06.18 Internacional, Notícias Tags:, ,

Capital da sede da Copa do Mundo deste ano, Moscou, na Rússia, tem um dos mais extensos e melhores metrôs do mundo.

Com 206 estações, 12 linhas e 346 km de trilhos, o metrô da cidade transporta mais de 9 milhões de passageiros por dia. São 11 linhas radiais e uma circular. A capital tem cerca de 12 milhões de habitantes.

Seu planejamento foi feito pelo Estado de acordo com o plano de expansão da cidade e construído pela empresa estatal Metrostroi.

Sua construção começou em 1931, e a maioria de suas linhas e estações foram construídas ainda na época em que a Rússia era a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Muitos referenciam o metrô russo pela beleza de suas estações, conhecido como “Palácio do Povo” ou “Palácio Subterrâneo”, conta com paredes de granito e mármore, vitrais, esculturas, mosaicos, painéis e lustres feitos por artistas consagrados na Rússia.

Atualmente disponibiliza WiFi gratuito e é considerado muito eficiente, com tempo de espera de 60 segundos entre um trem e outro, no horário de pico. Custa cerca de R$ 1,95 e funciona das 5h30 às 1h da manhã.

O metrô continua público, e sua eficiência só é possível dado este caráter, que o permitiu, inclusive, cobrir a maior parcela da cidade, com 75% da população o utilizando diariamente.