Notícias

Congresso quer aumentar uso de agrotóxicos e restringir a venda de alimentos orgânicos

05.07.18 Notícias Tags:, ,

Estão em discussão no Congresso Nacional dois projetos de lei que podem prejudicar muito a vida dos brasileiros. O PL 6229/2002, conhecido como Pacote do Veneno, que pretende ampliar o uso de agrotóxicos, e o PL 4576/16, que quer restringir a venda de alimentos orgânicos.

Ambos projetos são articulados pela bancada ruralista no Congresso, e vão na contramão do que vem ocorrendo em outros países – o incentivo a produção de alimentos orgânicos e a diminuição do uso de agrotóxicos.

De acordo com a ONU, ocorrem por ano 200 mil mortes por intoxicação aguda por agrotóxicos, sendo 90% delas em países em desenvolvimento.

Veja também  Intervenção não é a solução!

Especialistas em saúde afirmam que a exposição a agrotóxicos a longo prazo pode causar doenças e problemas de saúde, como deformações físicas e neurológicas em crianças, distúrbios hormonais, câncer e esterilidade, além de contaminar cursos d’agua, reservatórios e aquíferos.

Com estes projetos, a agricultura familiar – que é a responsável por colocar comida na mesa do brasileiro – será desvalorizada, privilegiando o agronegócio e as empresas multinacionais.

Denunciamos estes projetos e convidamos a todos a se mobilizarem contra eles!