Notícias

Direitos e lutas das mulheres são debatidos pela Fenametro

04.05.16 Geral, Notícias Tags:,

Metroferroviárias de todo país puderam discutir os direitos, as lutas das mulheres e demandas da categoria no 5º Encontro Nacional de Mulheres Metroferroviárias, que aconteceu no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, entre os dias 19 e 21 de abril.

Além dos temas que envolvem o dia a dia da categoria, as mulheres discutiram seu espaço no movimento sindical, o assédio moral e sexual e o vagão exclusivo feminino. O Encontro ainda contou com uma apresentação de metroviárias chilenas sobre a realidade do país.

Na mesa de abertura estiveram presentes Marcela Azevedo, representando o Movimento Mulheres em Luta, Rozina Conceição de Jesus, do gabinete da deputada Leci Brandão, Rosa Anacleto, da Unegro, Dafne, do coletivo Pão e Rosas e Isa Penna, do Setorial de Mulheres do PSOL.

Solange Chaves, que é diretora da Secretaria de Assuntos das Mulheres fez uma fala de abertura do Encontro relatando a dificuldade do mundo sindical metroferroviário, ainda muito dominado por homens e como as mulheres lutara e foram apagadas da história.

Veja também  Metroviários de São Paulo encerram negociações do Acordo Coletivo

As metroferroviárias também participaram de uma palestra sobre machismo no meio sindical, com Marcela Azevedo, e outra sobre Assédio moral e sexual, com a advogada Eliana Ferreira, além de debaterem a proposta do Vagão Exclusivo, com exposição sobre o plebiscito realizado em São Paulo, por Marisa dos Santos Mendes, da Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, e da situação no Rio de Janeiro, onde já existe o vagão, apresentado por Myrna Agrícola, diretora de Mulheres do SIMERJ.

A Fenametro irá disponibilizar em breve os vídeos do Encontro.