Notícias

Governo Bolsonaro anuncia privatização da CBTU e da Trensurb para 2021

24.06.19 Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul Tags:, ,

O governo Bolsonaro confirmou nesta segunda-feira, 24, a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb).

Aprovada em reunião do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) no início de maio, a privatização está prevista para o 1º semestre de 2021 no caso da Trensurb, e no 2º pra CBTU.

A CBTU é responsável pelos metrôs de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal e a Trensurb pelo metrô de Porto Alegre.

Veja também  3º ENCONTRO INTERNACIONAL DOS METROVIARIOS EM PERNAMBUCO CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DE COLEGAS DA CATEGORIA DE OUTROS PAÍSES

Ambas empresas vem passando por um processo de precarização e continuas tentativas de aumento da tarifa, para que se tornem mais atrativas para privatização.

A Fenametro se coloca contra o projeto privatista do governo Bolsonaro e irá mobilizar a categoria metroferroviária para enfrentar as privatizações.

Nos colocamos em defesa de um metrô público, estatal e de qualidade. A privatização é prejudicial para população e para os trabalhadores, pois precariza o serviço, aumenta a tarifa, e coloca em risco a todos.