Notícias

Parlamento europeu tenta aprovar privatizações no setor ferroviário

08.12.16 Internacional, Notícias Tags:, ,

Na próxima terça-feira, 13, será votado no Parlamento Europeu o chamado Quarto Pacote Ferroviário, projeto que pretende realizar uma nova onda de privatizações no setor ferroviário europeu.

De acordo com a Rede Ferrocarril Sem Fronteiras, a União Européia pretende abrir o setor ferroviário para empresas privadas de todos os países membros a partir do ano de 2020. Para que isto seja possível precisa realizar uma série de adaptações nas legislações, em normativas de segurança e regulamentações das profissões ligadas ao setor.

As organizações sindicais que são parte da Rede acreditam que as normatizações poderiam ser benéficas a categoria se tivessem como objetivo a proteção do setor público ferroviário europeu, mas não são. A análise dos Sindicatos é que servirão na verdade para precarização do trabalho, o aumento das subcontratações e diminuição dos salários.

Veja também  Transporte é um direito, e não mercadoria!

A Rede ainda sugere que seja incluído no Pacote um ponto de garanta condições dignas de trabalho e de proteção a especulação e a corrupção. Assim como no Brasil, os processos de privatização europeus tem servido para exploração dos recursos públicos, com desvios de verbas e superfaturamento.
Denúncias do Pacote estão sendo feitas em toda Europa e manifestações já são agendadas. A Fenametro se solidariza com a luta dos companheiros europeus e partilha da mesma necessidade de barrar as privatizações.

Por um transporte público, gratuito, de qualidade e que dê condições dignas aos seus trabalhadores!