Notícias

Metroviários e ferroviários de seis capitais farão dia de luto na sexta-feira, 30/04.

29.04.21 Notícias

dia de luto 1Metroviários e ferroviários da CBTU e da Trensurb de seis capitais realizarão um dia nacional de Luto e de Luta na sexta-feira , dia 30 . Vão trabalhar de preto, de luto,  em homenagem aos colegas mortos e às mais de 400.000  pessoas que faleceram por causa da política genocida do Bolsonaro. Mas não foi só incompetência . Na verdade, foi uma política deliberada de combater a pandemia através da chamada “imunidade de rebanho”. Uma visão de sociedade que cultua a morte e o ódio, o lucro acima da vida. Paulo Guedes deixou isto claro quando declarou que o aumento na expectativa de vida é um  grande problema porque aumenta os custos com saúde e previdência.

Dia 30,  também é um dia de luta. Os metroferroviários  de Recife, Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió, Natal e Porto Alegre estão mobilizados para exigir a inclusão da categoria no plano nacional de vacinação .

Diversos estudos científicos já constataram que o transporte público é um segundo local com maior risco de contaminação pela covid-19. Para os trabalhadores do setor e para os usuários .Basta comparar o  número de contaminados e de óbitos no setor em relação da média nacional .

Veja também  Metroviários participam de Plenária Nacional para organizar a Greve Geral

WhatsApp-Image-2021-04-29-at-10.17.41Se somarmos CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre), de um total de 9.200 funcionários nas capitais Recife, Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió, Natal e Porto Alegre, temos um quadro que já acumula 1.210 contaminações e um total de 50 óbitos.

 

 

Para defender suas vidas , de seus familiares e dos usuários, os metroferroviários estão se mobilizando . Caso as direções das empresas  não demonstrarem empatia pela situação de quem esta na linha de frente da operação do sistema de transporte , a categoria planeja realizar uma GREVE SANITÁRIA no dia 06 de Maio .