Notícias

MG: Mobilizações e manifestações prosseguem durante a Copa das Confederações

20.06.13 Notícias

Em assembleia, protestos são aprovados para esta quinta-feira (17) a partir das 17 horas e sábado (22) a partir das 10 horas na Praça 7.

Reunidos em assembleia na noite de terça-feira (18), numa área embaixo do Viaduto Santa Tereza, na Região Central de Belo Horizonte, cerca de 600 integrantes dos movimentos estudantis e sociais definiram as próximas mobilizações e manifestações na capital mineira, durante a Copa das Confederações. O movimento, que reivindica redução das tarifas dos ônibus, transporte público, saúde e educação de qualidade, entre outras pautas, promete reunir mais de 60 mil pessoas em concentrações desta quinta-feira (20), Dia Nacional de Luta, e de sábado (22), quando acontece o segundo jogo da competição em Belo Horizonte, Japão e México. A manifestação desta quinta-feira começa às 17 horas, na Praça Sete. No sábado, o protesto está marcado para as 10 horas, no mesmo local.

Na assembleia de terça-feira, os integrantes do movimento, que tomou conta do país e reuniu mais de 20 mil pessoas na segunda-feira (17), quando aconteceu o primeiro jogo da Copa das Confederações na capital mineira, debateram as várias pautas da juventude e dos movimentos sociais. A ação truculenta da Polícia Militar, que espancou manifestantes  e atingiu dezenas de pessoas com disparos de balas de borracha durante a marcha de segunda-feira, na Avenida Antônio Carlos, também foi denunciada. Mais de 100 intervenções foram feitas, entre elas de sindicalistas que garantiram o apoio e a participação do movimento sindical nas próximas mobilizações e manifestações.

Depois da assembleia, todos se dirigiram para a Prefeitura de Belo Horizonte e para a Praça Sete onde se encontraram com milhares de manifestantes, que vieram de Contagem e da Avenida Antônio Carlos.

Veja também  Ministro de Temer ataca Roger Waters por se manifestar contra Bolsonaro

A presidenta da CUT/MG e coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, falou da greve por tempo determinado dos servidores e servidoras da educação, que paralisaram as atividades da segunda-feira (17) e fizeram manifestação no entorno do Mineirão. “Os professores têm greve marcada para o dia 22, e vamos parar novamente no dia 26,  Dia Estadual de Mobilização, e data das semifinais da Copa das Confederações, que será disputada no Mineirão.  Os servidores da saúde também farão paralisações de alerta. As duas categorias exigem do governo do Estado cumprimento de acordos assinados. Falo aqui no sentido da unificação das lutas, já que entre as pautas de vocês está a defesa da educação e da saúde públicas e de qualidade”, disse Beatriz Cerqueira.

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG lembrou a tentativa do governo do Estado de impedir manifestações durante a Copa das Confederações por intermédio de liminar do TJMG. “A liminar foi mantida. O TJMG adotou o discurso de que somos oportunistas, que queremos disseminar o caos.” Para Beatriz Cerqueira, o movimento sindical tem muito o que aprender com as mobilizações da juventude de Belo Horizonte e do resto do país. “Sem o opoio dos estudantes seríamos massacrados durante a greve de 2011. E, agora, temos muito o que aprender com vocês. Força da luta. Vamos unir forças para uma grande mobilização no dia 26.”

Por: Rogério Hilário (site CUT-MG)

Fonte: Sindimetro-MG.