Notícias

Nota de repúdio à prisão de lideranças do MST e à lei antiterrorismo

03.08.16 Geral, Notícias Tags:, ,

A Federação Nacional dos Metroferroviários (Fenametro) vem repudiar a prisão de 4 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com base na lei antiterrorismo. Acreditamos que as prisões são arbitrárias e pretendem criminalizar os movimentos sociais.

Foram presos no Estado de Goiás Diessyka Lorena Santana Soares, Luis Batista Borges, Natalino de Jesus e José Valdir Misnerovicz, que atua no movimento há mais de 30 anos e é acusado de liderar uma “organização criminosa”.

Aprovada no governo Dilma Rousseff (PT), sob forte oposição dos movimentos sindicais e populares, a lei antiterrorismo está sendo aplicada pelo governo Temer (PMDB) pela primeira vez contra lideranças sociais, possibilidade que já era alertada pelos movimentos sociais.

Veja também  Bolsonaro anuncia ministros comprometidos com a retirada de direitos

As prisões demonstram uma tentativa de criminalizar a luta pela terra, o MST, que atua há décadas na defesa da reforma agrária e a própria luta individual por direitos. Lutar não é crime!

Nos solidarizamos com os companheiros e denunciamos este Estado repressor, que age contra todas as categorias que lutam. No Rio de Janeiro, neste momento, os metroviários sofrem forte pressão após o anúncio de uma possível greve as vésperas das Olimpíadas.

Em defesa da luta pela terra!
Por Reforma Agrária!
Contra a criminalização dos movimentos sociais!