Notícias

EM PERNAMBUCO, REUNIÕES COM A BASE DEFINEM A FALTA DE INVESTIMENTO E SEGURANÇA

23.09.14 Pernambuco

No último dia 17 de setembro o Sindmetro/PE realizou duas novas reuniões com a base sobre o tema da falta de segurança no sistema. O Sindicato convocou mais uma vez a categoria para discutir e definir ações diante dos últimos acontecimentos, quando contratos de vigilância tem sido encerrados deixando centenas de trabalhadores sem segurança.

O descaso da CBTU e do Governo Federal para a com questão da falta de segurança no metrô do Recife não é novidade, uma vez que o Sindmetro/PE já protocolou denúncias específicas sobre o tema em todas as instâncias. A falta de investimentos unida à ingerência político-partidária tem criado um limbo administrativo no qual o que temos de concreto é um corte de milhões no orçamento da companhia.

Enquanto isso estações são invadidas, assaltadas e depredadas pondo em risco a vida dos metroviários e metroviárias que, diariamente, se expõem para ganhar o pão. Os trabalhadores já deram um voto de confiança à empresa quando, em reunião com representantes da companhia no primeiro semestre, ouviram a promessa de um aumento de 25% nos contratos de segurança junto com o anúncio do que chamaram de Plano de Segurança e que, menos de quatro meses depois, se revela como mais do mesmo descaso e falta de gestão que põe em risco os trabalhadores e passageiros.

Como resultado das últimas reuniões foram registradas propostas e sugestões da categoria que estão sendo analisadas pelo Sindicato. O passo seguinte é apresentar as propostas aos trabalhadores e trabalhadoras em reuniões setorizadas e assembléia para encaminhar as ações que a própria categoria propõe.

De acordo com o diretor de Saúde dos Trabalhadores, Carlos Mota, as principais propostas da categoria são: a) construção de movimento e efetivo exercício do direito de recusa; b) iniciar “operação padrão”, seguindo restritamente os mandamentos legais nos quesitos de operações de equipamentos, procedimentos operacionais e segurança própria.

Ainda segundo o Diretor Carlos Mota, o sindicato vai empreender esforços de comunicação para passar aos associados o embasamento jurídico necessário para executar essas propostas. Mota acrescenta ainda que, aos sócios que já possuem o conhecimento da legislação, e de seus direitos, a sua aplicação pode se dar de maneira imediata.

Leia aqui o texto BASE LEGAL PARA DIREITO DE RECUSA elaborado pelo Diretor de Saúde dos Trabalhadores do Sindmetro/PE

Fonte: http://sindmetrope.org.br/?p=2942#prettyPhoto

Veja também  Recife só vai deixar de ser província quando investir em metrô