Notícias

METRÔ DO RECIFE VAI PARAR POR TEMPO INDETERMINADO

01.10.14 Pernambuco

Os funcionários do metrô decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na tarde desta terça-feira (30/09) na Estação Recife, no bairro de São José, no Centro.

A paralisação, que acontecerá a partir da 0h da próxima terça-feira (7), só será deflagrada na segunda-feira (6), em nova assembleia que irá definir os próximos passos da manifestação.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SindmetroPE), Diogo Morais, não se trata de uma greve com fins econômicos, pois a única reividicação é a segurança. De acordo com o diretor de Saúde dos Trabalhadores, Carlos Mota, as principais propostas da categoria são iniciar operação padrão, seguindo restritamente os mandamentos legais nos quesitos de operações de equipamentos, procedimentos operacionais e segurança própria e paralisação por tempo indeterminado.

 

Os trabalhadores se queixam que estações são invadidas, assaltadas e depredadas, pondo em risco a vida dos metroviários e usuários. Ainda segundo os sindicalistas, representantes da CBTU/Metrorec prometeram, no primeiro semestre, um aumento de 25% nos contratos de segurança.

 

Veja também  Metroviários de Recife realizam Assembléia

No dia 17 de setembro, o Sindmetro Pernambuco realizou duas reuniões para discutir a falta de segurança no sistema após o cancelamento do contrato do serviço de vigilâcia nas estações. Na ocasião, os dirigentes sindicais convocaram a categoria para definir uma mobilização.

“A categoria vem sofrendo com assaltos e depredações, que colocam em risco a vida dos metroviários e também dos usuários. Atualmente, o sistema conta com quase 100 agentes para cuidar da segurança de 400 mil usuários por dia e ainda dar conta de 1.850 funcionários”, disse Morais. Além disso, é preciso contratar mais pessoas para fazer a segurança do serviço, que é composto pelas linhas Sul e Centro e funciona das 5h30 às 20h30.

O Sindmetro protocolou denúncias específicas sobre a questão da insegurança no Ministério das Cidades, Ministério do Planejamento, Secretaria da Presidência da República, Casa Civil, Ministério Público, Senado Federal. 

Com informações do jornal DESTAK e Diário de Pernambuco