Notícias

SINDMETRO-PE cobra posição da CBTU quanto às terceirizadas

15.11.13 Pernambuco

Em ofício direcionado a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, no dia 11 de novembro, o sindicato questionou a CBTU sobre o posicionamento da empresa quanto às denuncias que continuam a ocorrer de forma sigilosa ao SINDMETRO-PE, vindas de funcionários terceirizados. As queixas são diversas, desde atraso no pagamento de salários até o descumprimento de direitos trabalhistas. O sindicato dos metroviários já entrou em julho de 2013 com uma queixa na Procuradoria Regional do Trabalho, contra as firmas terceirizadas contratadas pela CBTU.

Mesmo depois da denuncia feita pela entidade sindical, as queixas dos trabalhadores terceirizados continuam. Tendo em vista a defesa dos interesses de classe, seja da categoria metroviária ou de qualquer trabalhador, o sindicato não poderia deixar passar despercebidos tais absurdos cometidos pelas terceirizadoras de serviços.

Essas reclamações ratificam a posição dessa diretoria quanto os riscos do processo de terceirização, sejam nos moldes atuais ou com uma possível regulamentação, por meio do PL 4330. A luta contra a terceirização não é contra o trabalhador terceirizado, mas contra um sistema de contratação trabalhista que facilita a flexibilização dos direitos e amplia exploração da mão de obra.

O SINDMETRO-PE continuará empenhado na batalha contra a terceirização de serviços e para isso reforça a necessidade de realização de concursos públicos e maiores investimentos públicos na CBTU, visando a contratação direta pela empresa e não por meio de agentes prestadores de serviços.

Veja também  Trem-bala Recife-Caruaru é meta do governo federal