Notícias

RESULTADO DA PRIVATIZAÇÃO: TREM DA ALL DESCARRILA E MATA OITO

27.11.13 São Paulo

Oito pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas em um acidente envolvendo um trem da ALL (América Latina Logística), em São José do Rio Preto, na tarde de domingo (24/11). A composição, formada por nove vagões carregados com quase 1000 toneladas de milho, saiu dos trilhos e atingiu quatro casas que ficam ao lado da linha.

Entre os mortos há duas crianças (uma de dois anos e outra de seis). Outra vítima era uma mulher que estava grávida.

O acidente ocorre em um momento em que a ALL, que detém a concessão de 13 mil quilômetros de ferrovias em seis Estados, deve pagar R$ 1,1 milhão de multa por não instalar equipamentos de segurança no trecho de São José do Rio Preto, onde já ocorreram diversos acidentes.

A multa estava prevista em um TAC (Termo de Ajustamento e Conduta) firmado com o Ministério Público Estadual em 2002. A empresa recorreu e não pagou. A ALL recebeu o prazo de 180 dias para depositar a quantia, fazer as obras e estabelecer um plano de emergência para ser colocado em prática quando houver acidentes.

Privatização mata!

A composição e a ferrovia onde ocorreu o acidente são administradas pela ALL. As ferrovias brasileiras foram privatizadas a partir de 1997 e o resultado é a falta de manutenção das ferrovias e dos trens e todos os malefícios que as privatizações trazem, como o pouco causo com a segurança dos trabalhadores e da população.

Como demonstram os fatos, a ALL só faz manutenção sob ameaça de interdição da via. As empresas privadas só visam o lucro e não dão nada em troca para a sociedade.

Os mortos e feridos no acidente são consequência da privatização.

Fonte: Sindicato dos Metroviários de São Paulo

Veja também  Em São Paulo, setor de transportes anuncia greve geral