Notícias

Reunião na CBTU debate criação da Linha 2 do Metrô-BH

11.07.11 Notícias

Na quarta-feira, dia 6 de julho, uma comissão composta por parlamentares e trabalhadores estiveram em reunião junto com a direção da CBTU com o objetivo de discutir a implantação da linha 2 do Metrô.

A iniciativa partiu da Frente Parlamentar Pró-Metrô, que é composta por um conjunto de deputados e vereadores de vários partidos, mas que têm em comum garantir a expansão do sistema de metrô de Belo Horizonte. Estiveram presentes, representando os trabalhadores, diretores do Sindimetro-MG, os deputados Fred Costa , Maria Tereza Lara (PT), Elismar Prado (PT), Durval Ângelo (PT), os vereadores Adriano Ventura (PT), Daniel Nepomuceno (PSB), Antônio de Pádua PT), o diretor da Transcon (Contagem) Ronaldo de Paula, do secretário de Obras de Betim José do Carmo, do diretor-presidente da TRANSBETIM Eduardo Lucas , além de assessores dos deputados Rogério Correia e Diego Andrade e da presença da direção da CBTU em Minas Gerais.

A reunião teve como tema central a necessidade urgente de implantar a linha 2 do Metrô e a busca de verbas para garantir a efetivação dessa expansão. A visita dos parlamentares já estava prevista pela Frente Parlamentar Pró-Metrô, no sentido de apurar todas as informações acerca de propostas, estudos e projetos para a ampliação do Metrô-BH. A direção da CBTU salientou que ainda não existe uma formalização nesse sentido, mas que vê todas as condições de avançar uma política para o sistema.

Veja também  BH tenta mais uma vez liberar verba para ampliação do metrô

Os trabalhadores metroviários viram com bons olhos a iniciativa. Alda Lúcia dos Santos, Presidente do Sindicato dos Metroviários (Sindimetro-MG), considerou a reunião muito importante porque “é a primeira vez que acontece uma iniciativa dos parlamentares para solucionar o problema da expansão do Metrô. Isso faz acreditar que finalmente as coisas vão sair do papel. Principalmente a efetivação da Linha 2, que liga as cidades de Contagem e Betim, e ainda, a implantação do ramal do Barreiro.” Ela considerou que é urgente haver a pressão popular, já que a população será a principal beneficiada por uma expansão: “o sistema de transporte de BH está um caos e a única saída para a modernização e a melhoria desse sistema em qualquer cidade do mundo é investir no Metrô”, concluiu Alda.

Para dar prosseguimento ao debate e à luta pelo Metrô, o Movimento Pró-Metrô, reuniu-se na noite desta quinta-feira (07 de julho), para dar prosseguimento às mobilizações em vários setores da sociedade e levar até a população de Belo Horizonte e da região metropolitana, esses novos fatos, que certamente poderão levar a um novo momento da luta e da campanha do Metrô.

Fonte: Portal Minas Livre