Notícias

Metrô Rio de Janeiro: passagem R$ 3,5 e lucro astronômico de 34%

18.04.13 Rio de Janeiro

No início do mês de abril foi autorizado o reajuste no sistema metroviário do Rio de janeiro, agora, os usuários que passam pelas roletas estão pagando R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos), consolidando cada vez mais a tarifa do metrô do Rio como a mais cara do país e um dos Metrôs mais caros do mundo.

Em contrapartida a imprensa noticiou o lucro espetacular de 34% sobre a receita operacional líquida, número de dar inveja aos grandes bancos estatais e privados. No ano de 2012 a Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S/A faturou 526 milhões em venda de bilhetes.

Os números estão aí para comprovar, já não dá para ficar chorando miséria, dizendo que vão preparar a empresa para ficar entre as dez melhores para se trabalhar e depois repartir o bolo. Presidente! O Acordo Coletivo 2013 está chegando, vamos dividir este lucro com aqueles que “se matam diariamente” nesta empresa, que trabalham ano após ano com número reduzido de empregados, fato que vem proporcionando jornadas de trabalho desgastante fruto principalmente da política deliberada de rotatividade de mão de obra que o senhor prometeu acabar, mas que na prática continua a todo vapor.

Veja também  Metroviários do Rio intensificam mobilização contra o PL da terceirização e em defesa dos direitos da categoria

É hora de fazer justiça aos trabalhadores oferecendo um Acordo Coletivo decente para aqueles que dão o sangue para manter esta empresa de pé.