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Salvador sai na frente de BH e garante ampliação do metrô

12.08.11 Notícias

metro bh pequenoA notícia tão esperada pelos belo-horizontinos chegou primeiro para os soteropolitanos. O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e o prefeito de Salvador, João Henrique (PP), anunciaram esta semana que a capital baiana vai iniciar em janeiro de 2012 a construção de 34 quilômetros de metrô, que serão acrescentados aos atuais seis quilômetros.

 

Com a abertura do edital para as obras prevista para no máximo 40 dias, a definição das datas renovou as esperanças de usuários do transporte público na Bahia, que, assim como os mineiros, estão cansados de ouvir promessas seguidas e poucas ações concretas para tirar do papel as obras de ampliação do metrô. Na semana passada, a Prefeitura de BH anunciou a desistência das obras para o bus rapid transit (BRT) na Avenida Pedro II, apontando a falta de recursos para a desapropriação necessária para a obra.

Nesta quinta-feira será apresentado oficialmente em Salvador o procedimento de manifestação de interesse (PMI) com os detalhes do projeto, que prevê um novo trecho para o metrô e a integração com trechos do subúrbio da cidade. O novo traçado vai ligar o aeroporto internacional à estação do estádio da Fonte Nova, uma das arenas que receberão os jogos do Mundial de 2014, e será construído na superfície. Onze empresas já manifestaram interesse na obra, sendo que 10 foram habilitadas para realizar os estudos e sete já entregaram propostas.

Segundo a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, o projeto já tem R$ 570,3 milhões liberados pelo Ministério das Cidades, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, e vai receber mais R$ 1,6 bilhão do PAC da Mobilidade Urbana, programa que também é coordenado pela pasta das Cidades. Outros R$ 800 milhões serão aportados pela iniciativa privada, totalizando R$ 3 bilhões para as melhorias do transporte público de Salvador. Até 31 de dezembro, o governo do estado terá contratado a empresa ou consórcio que ficará responsável pela obra.

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Para os mineiros, a expectativa de que recursos federais sejam liberados para a ampliação do metrô tem data marcada para acabar: no fim deste mês, quando o Ministério das Cidades divulgará quais obras serão contempladas com os recursos do PAC da Mobilidade Grandes Cidades. Em julho, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) apresentou a proposta de Parceria Público Privada (PPP) para a equipe técnica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pelo financiamento do programa. Segundo o Ministério das Cidades, ainda não há definições sobre as obras apresentadas pelos gestores mineiros, mas até o fim do mês as escolhas devem ser anunciadas.

No lançamento do programa, a previsão inicial para a divulgação das cidades que serão atendidas com os recursos do PAC da Mobilidade era 12 de junho, mas poucos dias antes da data marcada o ministério informou que as definições seriam adiadas em 60 dias, tempo necessário para que todos os projetos fossem avaliados pela equipe técnica da pasta. Belo Horizonte foi incluída no grupo 1 do programa, que visa a melhorar a infraestrutura de transporte em cidades e regiões metropolitanas com mais de 3 milhões de habitantes.

Uma década de atraso

Com obras iniciadas em 1981, o metrô de Belo Horizonte só começou a transportar passageiros em 1º de agosto de 1986. O percurso de 10,8 quilômetros tinha início na estação Eldorado, em Contagem, e terminava na Lagoinha, na Região Noroeste. A linha foi ampliada em 17,4 quilômetros, chegando ao Vilarinho, em Venda Nova, em 2002. De lá para cá, apenas obras de manutenção foram feitas. Estudos de viabilidade das linhas 2 (Barreiro/Santa Tereza) e 3 (Pampulha/Savassi) foram iniciados há mais de uma década, mas as obras não saem do papel.

Fonte: Uai