Notícias

LUTAR NÃO É CRIME: PELA READMISSÃO DOS 42 METROVIÁRIOS, JÁ!

25.06.14 São Paulo

Os metroviários de São Paulo fizeram uma greve de cinco dias, com o objetivo de lutar por melhores condições do transporte público e para os que trabalham diariamente para a mobilidade de milhões de usuários.

Antes que a paralisação fosse realizada, a categoria procurou durante mais de dois meses formas de mobilização alternativas à greve, pedindo catraca livre para todos os usuários com o dia de trabalho gratuito, porém o governo estadual negou qualquer tipo de negociação e diálogo.

O artigo 9º da Constituição Federal diz ser “assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”, mas o governo estadual, comandado por Geraldo Alckmin, não levou em consideração e agiu de forma contrária. Para criminalizar o movimento legítimo, colocou a Tropa de Choque da PM contra trabalhadores, demitiu 42 pessoas e bloqueou as contas do Sindicato.

Por conta desse ataque que a categoria sofreu, o Sindicato dos Metroviários, junto com diversas organizações dos movimentos sociais está fazendo uma grande campanha para readmitir os 42 companheiros, parte dela é a arrecadação financeira para um fundo de solidariedade. Contamos com a sua contribuição. Deposite o quanto puder no Banco do Brasil, agência 6.821-7, conta corrente 373-5. A conta é do Sindicato dos Metroviários.

APROVADO PLANO DE EMERGÊNCIA PARA CAMPANHA DE READMISSÃO
A assembleia realizada na noite de 25/6 (quarta-feira) aprovou, por unanimidade, uma série de ações para ajudar financeiramente os 42 metroviários demitidos e buscar a readmissão deles o mais rapidamente possível. São elas:

Aumento do percentual da mensalidade sindical de 1,3% para 1,9% do salário. Essa medida valerá a partir de julho e permanecerá por seis meses. Após esse período, ela será rediscutida.

Uso do adesivo da campanha pela readmissão em todas as áreas

Recomendação de suspensão das horas extras enquanto ocorrer a campanha

Um abaixo-assinado será distribuído em todas as áreas

Distribuição de uma Carta Aberta à População na sexta-feira (27/6). Nessa carta constará o número de uma conta no Banco do Brasil para quem quiser colaborar com a luta pela readmissão. A agência é 6.821-7 e a conta corrente é 373-5. A conta é do Sindicato

Dois atos públicos serão realizados no dia 3/7 (quinta-feira). O primeiro, às 9h, no Largo da Batata, com a colaboração dos companheiros do MTST e dos sem-terra. À noite (o horário ainda será definido e comunicado à categoria), no Largo São Francisco (Faculdade de Direito da USP) será realizado em solidariedade aos 42 demitidos.

Uma Comissão será formada para organizar um ato-show pela readmissão. A ideia é realizar esse evento em local fechado, com cinco a sete mil participantes.

Fonte: Sindicato dos Metroviários de São Paulo

Veja também  Metroviários de São Paulo convidam para discussão sobre a privatização do metrô