Notícias

Neste dia 19, vamos às ruas derrotar a Reforma da Previdência!

16.02.18 Geral, Notícias Tags:,

Em todo país, trabalhadoras e trabalhadores irão ocupar as ruas e entrar em greve nesta segunda-feira, 19, para denunciar a Reforma da Previdência. Proposta pelo governo Temer (MDB), a Reforma pode ser votada ainda em fevereiro, e por isso é fundamental demonstrarmos nosso completo rechaço.

A Fenametro está firme na mobilização e denuncia desta proposta que só irá retirar nossos direitos, que é parte de um pacote de medidas do governo, como a Reforma Trabalhista e a ampliação da terceirização.

Nós podemos derrotar esta Reforma! Convocamos toda categoria metroferroviária a participar das mobilizações.

Entenda a Reforma

Apresentada ao Congresso em 2016, a Reforma impõe uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e 62 anos para de mulheres e só garante aposentadoria completa para aqueles que contribuírem por 40 anos.

Veja também  BH tenta mais uma vez liberar verba para ampliação do metrô

A Reforma de Temer não condiz com a realidade dos trabalhadores brasileiros. De acordo com ela, para se aposentar com salário integral será necessário trabalhar por quase meio século sem ficar um dia se quer desempregado e ainda contribuir durante todo esse tempo para a previdência.

Sabemos que estes números são impossíveis de atingir. Hoje, uma grande parcela da população está no trabalho informal e não contribui para previdência e também enfrenta períodos de desemprego, quando também não contribui. Além disso diversas regiões do país, como Norte e ‘Nordeste e bairros periféricos das capitais, tem expectativa de vida inferior a 65 anos de idade.