Notícias

Para metroviários de São Paulo, privatização da Linha 5 trará demissões e piora no serviço

22.07.15 São Paulo Tags:,

Sindicato dos Metroviários se manifesta contra a privatização e promete articulação da categoria

Após o anúncio do governador Geraldo Alckmin (PSBD) de que irá passar a operação da Linha 5-Lilás do Metrô para a iniciativa privada, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo se manifestou nesta quarta-feira, 22, como contrário a esta medida e prometendo mobilizações,

Para o diretor do Sindicato dos Metroviários e trabalhador da Linha 5, Narcísio Soares, a privatização da linha trará grandes prejuízos aos usuários e uma significativa destruição da qualidade do metrô. “Já sabemos comprovadamente que a entrada da iniciativa privada não tem relação com a melhora da qualidade. No Rio de Janeiro, por exemplo, após a privatização o sistema foi sucateado e não houve nenhuma melhoria”, afirmou.

A Linha 5- Lilás será privatizada através do modelo de concessão, e sua operação será realizada por uma empresa privada. A empresa irá operar desde o trecho que já está em funcionamento, que vai da estação Capão Redondo a Largo Treze,  até o  trecho que ainda está em obras, da estação Largo Treze a Chácara Klabin.

Em São Paulo já existem linhas privatizadas, como a Linha 4-Amarela, uma Parceria Público Privada (PPP) do Governo do Estado com a empresa Via Quatro, da CCR – empresa gerida pelos grupos Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. Segundo o Sindicato, a Linha 4 tem menos funcionários se comparada as linhas geridas pelo Estado, e também apresenta maior tempo de operação, sendo menos eficiente que as demais.

O Sindicato ainda acredita que a privatização do metrô tem grande relação com os escândalos de corrupção nos governos federal e estadual. “Todas as empresas e grandes construtoras envolvidas nos esquemas de corrupção, na Operação Lava Jato, são as mesma empresas que estão entrando no ramo de privatização do metrô, como Odebrecht, Andrade Gutierrez e Queirós Galvão”, disse Narcísio.

Em seu anúncio, o governador Geraldo Alckmin afirmou que a privatização trará mais empregos, mas os metroviários acreditam justamente no contrário e temem demissões, só na Linha 5-Lilás são cerca de 700 trabalhadores.

Para Rodrigo Armando, também do Sindicato, diretor da Fenametro e trabalhador da Linha 5, se o interesse do governador fosse gerar mais empregos chamaria os aprovados nos últimos concursos do metrô. “Temos diversas pessoas que foram aprovadas em concurso e nunca foram chamadas,” disse Rodrigo.

Categoria irá se mobilizar

Os metroviários irão se mobilizar para barrar a tentativa de privatização, propondo um diálogo com a centrais sindicais, com a categoria e outros setores, além dos próprios usuários do metrô. ” Iremos discutir com toda a sociedade, pois achamos que o metrô de São Paulo é um patrimônio de todos os trabalhadores e de todos usuários que utilizam o sistema, inclusive pretendemos até um plebiscito com a população”, afirmou Narcísio.

Para Narcísio, o ataque vai muito além do metrô de São Paulo, chegando a outros metrôs e a setores do transporte público em geral. “Os metrôs de Belo Horizonte e Rio Grande do Sul também serão privatizados, e estes são metrôs federais. O setor de aeroviários sendo privatizado, o de ferrovia de carga avançando na privatização,  todo setor estratégico nacional está sendo privatizado, sendo entregue para este conjunto de empresas envolvidas na Operação Lava Jato”, disse.


Veja também  Julgamento da Greve - Transmitindo Ao Vivo!