Notícias

Sindicato distribui Carta Aberta à população contra quadro do Zorra Total

04.10.11 São Paulo

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo distribuiu à população, na semana passada,  uma carta aberta na qual exige que o quadro ‘Metrô Zorra Brasil’, do humorístico ‘Zorra Total’ (Globo), seja retirado do ar.

mulheresnaoassedio

Para Alex Fernandes, Conselheiro Fiscal do Sindicato, a atração estimula a violência contra a mulher. “Nós fizemos uma carta aberta à população, uma prática que temos todos os meses, e o foco foi uma denúncia de que o programa Zorra Total estimula a violência contra a mulher no transporte do país. Fizemos um debate, uma intervenção no sentido de que este tipo de programa incentiva a violência contra mulher no transporte do país afora. Nós pedimos que a rede Globo retire este quadro de sua programação. Que continue com o trem, mas o programa não pode exibir algo que estimule a violência contra a mulher”, afirmou.

Segundo Alex, a Globo não procurou o Sindicato para resolver a questão. A diretoria voltou a se reunir no dia 24 de setembro para analisar uma nova investida no assunto. Alex finalizou esperando um resultado positivo. “Na distribuição da carta aberta, no contato com a população, tanto homens quanto mulheres tiveram uma aceitação muito positiva. Tivemos muita gente apoiando a nossa iniciativa. Estamos acreditando que teremos pelo menos uma reflexão na sociedade”, disse Alex.

Veja também  EM SÃO PAULO, ASSEMBLEIA QUINTA-FEIRA, DIA 8/5, ÀS 18H30, NO SINDICATO

No dia 5 (quarta-feira), às 16h, a Secretaria de Assuntos da Mulher do Sindicato vai formalizar a exigência à Rede Globo que retire um quadro que incita a violência sexual no programa Zorra Total. A iniciativa faz parte de uma campanha contra o assédio sexual contra as mulheres nos transportes públicos.

Diretoras e ativista do Sindicato vão protocolar sua exigência na sede da Rede Globo (rua Doutor Evandro Carlos de Andrade, 160, Itaim Bibi). O objetivo é retirar o quadro em que uma mulher é abusada no metrô. O que é piada no Zorra Total acontece frequentemente com milhares de mulheres usuárias de transporte público.

Confira na íntegra a nota do Sindicato:

“Zorra Total” estimula assédio no metrô

Todo sábado à noite a Rede Globo presta um desserviço à luta contra o assédio sexual no país. O quadro “Metrô Zorra Total” trata de forma desrespeitosa as mulheres que são molestadas dentro do metrô, dando a entender que elas deveriam “aproveitar” o ataque. Coincidentemente, após esse quadro ser criado ocorreu o primeiro estupro no metrô de São Paulo.

O Sindicato dos Metroviários vem a público exigir da Rede Globo que retire esse quadro da Zorra Total e demonstre um mínimo de respeito com o problema do assédio sexual.

Sindicato dos Metroviários de Sâo Paulo