Notícias

Sindmetro/PE participa do encontro dos metroviários na Argentina

28.10.13 Pernambuco

Compreendendo que o papel do sindicato não é só campanha salarial, a direção do Sindmetro/PE marca presença, intervém e contribui para o debate político sobre mobilidade, metrô e metroviários em todos os espaços possíveis.

Nos dias 18 e 19 de outubro, a FENAMETRO, em parceria com Federação dos Trabalhadores dos Transportes na América Latina e no Caribe (FUTAC) e Sindicatos Internacionais de Transporte (UIS- Transportes) realizou o 2º Encontro Internacional dos Trabalhadores do Metrô na cidade de Buenos Aires, Argentina – evento que se propôs a debater problemas de transporte urbano, privatização e precarização na indústria, além de articular entidades sindicais de vários países.

O evento teve como fio condutor a comemoração dos 100 anos do metrô argentino, um dos mais antigos do mundo e o quinto maior em malha ferroviária, hoje entregue à iniciativa privada e onde os trabalhadores estão buscando se estruturar sindicalmente. Em decorrência de recentes lutas os trabalhadores conseguiram acabar com a terceirização, mas ainda sofrem com a falta de estruturação do sistema e os baixos salários.

Os Estado Unidos, representado por um metroviário de Nova York, denunciou que os salários estão congelados há três anos, e que lá, em decorrência da crise mundial do sistema econômico, tem-se reduzido drasticamente a qualidade de vida dos metroviários. Segundo Diogo Morais, presidente do Sindmetro/PE, que participou do encontro como vice-presidente da Fenametro, “o encontro foi importante para discutir a realidade do transporte público nas grandes cidades. A indústria automobilística tem por interesse destruir o transporte público de massa, se oferecendo como falsa solução para a mobilidade urbana”. Participaram também do evento metroviários do Chile, Colômbia, Equador, EUA, Uruguai e México, e o Sindmetro/PE também se fez representar dentro do número de vagas disponibilizadas para a entidade.

Em uma conjuntura de privatização de portos, aeroportos e ferrovias, não está distante o mesmo destino para o metrô, seja em Recife, Belo Horizonte ou em qualquer sede do sistema CBTU. Por isso articulações como essas, dentro de uma categoria que se coloca como estratégica, é fundamental para a troca de experiências e preparação, além do fortalecimento das lutas.

Fonte: Sindmetro/PE

Veja também  Metroviários de Recife estão mobilizados contra demissões