Notícias

Sindmetrô/RS se manifesta contra a privatização da Trensurb

20.07.15 Rio Grande do Sul Tags:

Confira a nota do Sindmetrô/RS sobre a possibilidade da concessão do metrô à iniciativa privada.

A Fenametro é contra a privatização da Trensurb! Todo apoio ao Sindmetrô/RS! Estaremos em luta!

 

Ministro das Cidades admite estudos para a entrega da Trensurb à iniciativa privada

Como advertido pelo Sindimetrô/RS, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em entrevista à agência Reuters, admitiu a existência de avançados estudos no âmbito do Ministério para concessão à iniciativa privada dos metrôs de Porto Alegre e de Belo Horizonte. O modelo a ser usado, segundo o ministro, é o das Parcerias Público-Privadas (PPP’s).

Durante a assinatura do acordo coletivo 2015, realizada na tarde desta sexta-feira (17), a direção do sindicato questionou a diretoria da Trensurb a respeito das declarações do ministro. Sem muita convicção, a direção da empresa, como em vezes anteriores, negou essa possibilidade.

“Estamos avançando nesse modelo para as duas cidades e devemos ter, em algumas semanas, a concretização da proposta que teremos”, disse o ministro à Reuters. Kassab declarou, ainda, que o processo de concessão deve ser feito no ano que vem.

O Sindimetrô/RS tem posição contrária a essa iniciativa, uma vez que ela prejudica a prestação do serviço na região metropolitana de Porto Alegre e representa uma ameaça aos empregados da Trensurb, que poderão ser demitidos a qualquer momento, de acordo com a conveniência do grupo empresarial que assumir o seu controle. E aqueles que permanecerem passarão a ter a vida profissional regulada pelo regime celetista e não mais pelo instrumento do concurso público.

Com o metrô nas mãos da iniciativa privada, que visa lucro, uma das primeiras providências a ser adotada certamente será a majoração da tarifa. Hoje, para se deslocar entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, passando por outras quatro cidades, o passageiro gasta apenas R$ 1,70. No Rio de Janeiro, onde o metrô já foi privatizado, a tarifa é de R$ 3,70.

Nota publicada originalmente no site do Sindmetrô/RS


Veja também  Metroviários de São Paulo criam Comitê em defesa do Metrô Estatal