Notícias

Governo do DF corta salários e metroviários enfretam dificuldades

19.08.19 Distrito Federal, Notícias Tags:,

Os metroviários do Distrito Federal, que realizaram uma forte greve da categoria de maio a julho deste ano, tiveram seus salários cortados pelo governo do DF.

A situação da categoria é crítica, e muitos metroviários e suas famílias enfrentam dificuldades financeiras. Um metroviário chegou, inclusive, a realizar uma greve de fome de uma semana, num acampamento em frente ao Tribunal Superior do Trabalho, como forma protesto ao corte de salários.

Na greve, os metroviários reivindicavam o cumprimento do acordo coletivo e se colocavam contra a retirada de direitos proposta pelo Metrô e o Governo do Distrito Federal, que foram intransigentes na negociação. Até o momento a categoria está sem acordo coletivo vigente no momento.

Veja também  Metroviários de São Paulo realizam ato de comemoração pela reintegração dos trabalhadores demitidos em 2014

Entre as pautas da greve também estavam o pagamento de valores retroativos que o metrô deve a categoria, e não foram pagos mesmo com decisões judiciais.

A categoria denuncia há anos a precarização do trabalho da categoria, que sofre com a falta de funcionários e condições de segurança.

A Fenametro apoia a luta dos metroviários e condena a postura do Metrô e do governo do DF. Repudiamos fortemente o corte de salários. Estamos em defesa do direito de greve e dos direitos dos metroviários.