Fenametro - Federação Nacional dos Metroviários

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

CBTU quer calar trabalhadores!

E-mail Imprimir PDF

Neste sábado(28/09) diretores do Sindmetro/PE registraram ocorrência policial contra a CBTU pela apreensão, indevida e ilegal, do cartão de ponto de um trabalhador que manifestou sua opinião através de mensagem pessoal e privada de internet contra assédio moral praticado por gestores da empresa.

Ao tomar conhecimento da retenção do documento e da aplicação de suspensão contra o trabalhador, o Sindmetro/PE acompanhou o agente de estação ao local de trabalho no início do seu turno para colher provas com as devidas explicações e documentos oficiais. Logo ficou evidente que tanto a apreensão do cartão de ponto quanto a suspensão do trabalhador foram impostas de forma irregular, sem direito a defesa e sem nenhuma justificativa por escrito por parte dos responsáveis pelo abuso, práticas arbitrárias que caracterizam grave situação de tolhimento dos direitos fundamentais de um cidadão bem como assédio moral contra o trabalhador.

“A atitude tomada pela gerência de Operação/Estação da CBTU revela a truculência de alguns pequenos ditadores que ignoram o Estado Democrático de Direito oprimindo e perseguindo trabalhadores com práticas policialescas do tempo da repressão” ponderou Diogo Morais, presidente do Sindmetro/PE. Sobre a orientação sindical que deu origem a toda essa questão “permanece sem qualquer alteração a recomendação deste sindicato no sentido de que os agentes de estação do sistema 1 não realizarem as atividades do sistema 2”, completou Carlos Mota – diretor de saúde dos trabalhadores do Sindmetro/PE.

A direção do Sindmetro/PE repudia estes atos sórdidos e covardes e, munido de todas as provas irrefutáveis, vai adotar as medidas cabíveis em todas as esferas judiciais contra a empresa e contra os gestores infratores para a devida responsabilização por tão grave atentado ao estado de direito. “Os que se utilizam do poder hierárquico para humilhar e despeitar trabalhadores, ainda que sejam associados a esta entidade, vão arcar com todas as consequências judiciais e administrativas previstas em nosso estatuto” assegurou o diretor para assuntos jurídicos do Sindmetro/PE, Aldenor Carvalho. “Vamos combater essas práticas com a mesma intensidade com a qual lutamos contra a ditadura e contra os desmandos do capital. Não vão amordaçar nem calar a classe trabalhadora ” finalizou o diretor administrativo do sindicato, Lenival Oliveira.

Fonte: Sindmetro/PE

AddThis Social Bookmark Button

Fenametro: Rua Serra do Japi, 31 -Tatuapé - São Paulo - SP - 03309-000 - Telefone: 55 11 2095 3605 - Fax: 55 11 2296 3303 - E-mail: fenametro@fenametro.org.br

Este site utiliza software livre. Foi desenvolvido a partir do Sistema de gestão de conteúdos  Joomla-  um projeto de código aberto. Criado por Láldert Castello Branco