Notícias

Assassinato de Marielle e Anderson completa dois meses sem respostas

14.05.18 Geral, Notícias Tags:

Nesta segunda-feira, 14, se completam dois meses do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes e seguimos sem reposta. Quem matou Marielle e Anderson? Marielle era vereadora do Partido Socialismo e Liberdade(PSOL) e foi assassinada, junto ao motorista que a acompanhava, Anderson, na noite de quarta-feira, 14 de março, no Rio de Janeiro.

Mulher negra, militante da Maré e defensora dos direitos humanos, Marielle cumpria seu primeiro mandato como vereadora, sendo a 5ª mais votada da cidade, e denunciava a violência policial no Rio de Janeiro. Recentemente havia se tornado relatora da Comissão da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro criada para acompanhar a intervenção federal do Rio.

As características de seu assassinato apontam para um crime político, e Marielle se tornou mais uma das lutadoras de direitos humanos assassinada no Brasil. Somente no ano de 2017, 62 ativistas do campo e da cidade foram assassinados.

Veja também  Metroviários de Porto Alegre negociam Acordo Coletivo de 2021

Desde sua morte, Marielle vem sofrendo grandes ataques nas redes sociais, com a divulgação de notícias falsas sobre sua vida, e circunstâncias que envolvem seu assassinato. Há ainda, uma tentativa, especialmente por parte da Rede Globo e de grandes jornais, de utilizar sua morte para justificar a intervenção no Rio de Janeiro.

É importante lembrar que o Estado do Rio de Janeiro vive uma intervenção militar, denunciada fortemente por Marielle, e que não representa a solução para a criminalidade no Rio de Janeiro.

Em diversos locais acontecerão manifestações e atos de memória, pedindo justiça por Marielle e Anderson. Participe! Justiça para Marielle e Anderson!