Notícias

CBTU e Trensurb fora do PND são conquistas dos trabalhadores!

13.03.24 Geral, Notícias

Após intensa mobilização e luta dos trabalhadores, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) estão oficialmente fora do Programa Nacional de Desestatização (PND). A notícia foi dada em uma reunião com Marcus Cavalcanti, Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência, que foi articulada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Na reunião estiveram presentes representantes de diversos sindicatos e da Fenametro, além dos deputados  Renildo Calheiros (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB), Marcon (PT) e Bohn Gass (PT). O Secretário Marcus Cavalcanti se comprometeu a emitir um ofício no mês de abril retirando a CBTU (de Recife, João Pessoa, Natal e Maceió) e a Trensurb do PND.  

Veja também  Plenária dos Transportes indica paralisação do setor no dia 19

A categoria metroferroviária está há anos em luta para barrar qualquer tentativa de privatização, e organizou diversas greves, manifestações locais e em Brasília para que a CBTU e a Trensurb seguissem públicas. Esta é uma luta de toda a classe trabalhadora em defesa de direitos por um serviço público de qualidade para a população. 

Com o fim das empresas no PND, uma articulação de toda a categoria, da Fenametro, dos sindicatos e parlamentares, seguiremos em luta para que os metrôs e ferrovias tenham mais investimentos, concursos públicos e tarifa social rumo a tarifa zero.