Notícias

Caso Volks e Comissão Nacional da Verdade serão debatidos em Seminário

22.08.16 Geral, Notícias Tags:

Com o objetivo de debater o legado da Comissão Nacional da Verdade, a campanha Reparar Já! e a colaboração de empresas privadas com a repressão aos trabalhadores da ditadura militar, o IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas) irá promover no sábado, 27, o seminário “Os trabalhadores, o legado da CNV e a Campanha Reparar já!: o caso Volks como ponto de partida”.

Na atividade estarão presentes especialistas e militantes do tema, e será apresentada a experiência do caso da Volkswagen, na qual operários reprimidos no período ditatorial e trabalhadores-pesquisadores construíram um consistente dossiê de documentação e depoimentos que comprovam a participação da empresa no sistema de repressão junto às forças militares e outras grandes corporações. O trabalho foi recebido em forma de representação pelo Ministério Público Federal que instaurou um inquérito civil para investigar oficialmente o caso.

Assim como a Volks, outras empresas ainda relevantes hoje no mercado estão impunes do conhecimento da população e da responsabilidade pela cooperação com a ditadura.

De acordo com a organização do evento, desde o término da Comissão Nacional da Verdade no fim de 2014 buscam insistir na necessidade de dar continuidade aos trabalhos de verdade, memória, justiça e reparação. “Acreditamos que uma das frentes imprescindíveis para o seguimento desta busca é a investigação e a responsabilização das empresas que construíram uma sólida aliança com os militares, condição para que a classe trabalhadora fosse a chave da geração de lucro e, ao mesmo tempo, o alvo prioritário do sistema de repressão e vigilância do período ditatorial”, afirmam, em nota.

Veja também  Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais realiza atividade contra privatização

Confira os participantes do Seminário:

Adriano Diogo – Presidente da Comissão da Verdade “Rubens Paiva” da Assembleia Legislativa de São Paulo. Membro da Comissão da Verdade da Prefeitura de São Paulo.
Aderson Bussinger – Assessor do Sindicatos de Petroleiros do Rio de Janeiro e de Sergipe – Alagoas. Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ.
Murilo Leal – Presidente da Comissão da Verdade de Osasco. Cientista social, professor da UNIFESP. Autor do livro A reinvenção da classe trabalhadora (1953-1964).
Renan Quinalha – Advogado e pesquisador. Trabalhou na Comissão da Verdade “Rubens Paiva” da Assembleia Legislativa de São Paulo. Autor de Justiça de transição: contornos do conceito.
Rosa Maria Cardoso – Membro da Comissão Nacional da Verdade, coordenadora do “GT-13”. Presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. Advogada de presos políticos na ditadura militar.
Sebastião Neto – Secretário-Executivo do “GT-13” da Comissão Nacional da Verdade. Diretor do IIEP – Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas.
Andrea da Rocha Carvalho Gondim – Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) responsável pelo acompanhamento do Caso Volkswagen

Com informações do IIEP

Serviço:

Seminário “Os trabalhadores, o legado da CNV e a Campanha Reparar já!: o caso Volks como ponto de partida”
Data: sábado, 27/08
Horário: 13h30
Local: Memorial da Resistência (Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP)