Notícias

Em 09 de junho de 2014, data em que 42 metroviários de São Paulo estavam sendo demitidos numa demonstração de perseguição política e tentativa do Governo do Estado de SP impedir a luta da categoria, que em uma greve de 5 dias fez repercutir no mundo a busca pelos direitos.

 

aptopix_brazil_wcup_t_rMês de junho é um mês marcante para a categoria, pois além da luta intensa que garantiu direitos, foi o mês das demissões, também um mês que ensinou muito da luta de classes, foi um período de grande demonstração de solidariedade de todos os metroviários do país, mas também de outros trabalhadores no mundo inteiro.

download (1)Mas junho não marca apenas as demissões, mas após 4 anos, após muita luta, chegou a vitória da reintegração, em que a data efetiva do retorno às áreas de atuação se deu em junho.

Os metroviários estiveram em muitos junhos de luta, …2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019, se procurar no histórico de mobilizações no país, os metroviários estiveram lá.

Estamos em junho de 2020 num momento inédito em que mais uma vez precisamos de muita unidade e força para enfrentarmos os ataques dos governos e marcaremos mais uma vez o mês de junho na defesa dos direitos, pela democracia, contra o racismo, em defesa da vida acima do lucro.

Veja também  EM SÃO PAULO, ATO DIA 15/5: TRANSPORTE “PADRÃO FIFA”! CHEGA DE SUFOCO E CORRUPÇÃO!

download

A Fenametro esteve presente, participando e apoiando a batalha contra os governos. A Federação lembra a data, que não pode se perder no tempo, pelo contrário, deve estar sempre na memória de todos como parte da construção de uma luta maior. Sempre deve ser mostrado que a luta faz diferença na vida dos trabalhadores e a história dá o ânimo necessário para que todos sigam nessa entoada.

images (1)

Os metroviários são parte de várias histórias e, algumas contadas em filmes que contam com cenas reais da categoria. Um deles, Futuro Junho. Documentário de Maria Augusta Ramos, o qual mostra um pouco dessa história com cenas reais da greve dos metroviários de SP em 2014.

Que venham muitos junhos de luta e os metroviários estejam firmes, unidos, sempre presentes para que a classe trabalhadora alcance sua vitória.

 

Clique aqui e assista a emoção de junho!