Notícias

Metroviários de Pernambuco lançam Comitê Estadual em Defesa do Metrô

27.09.19 Notícias, Pernambuco Tags:,

Os metroviários de Pernambuco fizeram nesta quinta-feira, 26, um lançamento do Comitê Estadual em Defesa do Metrô, na Praça da Greve, na Estação Central de Recife.

A atividade contou com cerca de 500 pessoas, ampla participação da categoria metroviária, movimentos sociais, associações de moradores, parlamentares, Centrais Sindicais e Sindicatos.

De acordo com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, o Comitê pretende unificar a luta em defesa do transporte público e contra a privatização do sistema metroviário.

Em Pernambuco está localizado um dos metrôs que o governo Bolsonaro tenta privatizar, pertencente a CBTU, cuja privatização já conta com calendário estabelecido.

A Fenametro apoia a luta dos metroviários de Pernambuco e da CBTU, e saúda a iniciativa. Nenhuma privatização!

Veja também  No Rio de Janeiro, privatização gerou precarização do trabalho

Entenda a privatização da CBTU e Trensurb

Aprovada em reunião do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) no início de maio, a privatização das empresas está prevista para o 1º semestre de 2021 no caso da Trensurb, e no 2º pra CBTU.

Ambas empresas vem passando por um processo de precarização e continuas tentativas de aumento da tarifa, para que se tornem mais atrativas para privatização.

Nos colocamos em defesa de um metrô público, estatal e de qualidade. A privatização é prejudicial para população e para os trabalhadores, pois precariza o serviço, aumenta a tarifa, e coloca em risco a todos.

Estaremos nas ruas e em diálogo com a categoria para denunciar esta ação.