Notícias

Moção de repúdio à ação da PM no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

15.03.16 Geral, Notícias Tags:, ,

A Federação Nacional dos Metroferroviários (Fenametro), entidade que unifica as lutas dos metroviários e ferroviários em âmbito nacional, e os presentes no Encontro Nacional sobre Segurança no Sistema Metroferroviário, realizado no Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de março, repudiam a ação de intimidação realizada pela Polícia Militar na sexta-feira, 11 de março, na subsede Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em Diadema.

A subsede do Sindicato foi cercada e invadida pela PM durante a noite quando militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e de movimentos sociais realizavam um ato em protesto contra a ação da Polícia Federal e Ministério Público Federal contra o ex-presidente Lula e outros dirigentes.

A Fenametro acredita que a conduta policial representa um ataque a organização dos trabalhadores e ao direito de livre manifestação. Repudiamos fortemente a ação e defendemos o direito de organização e expressão dos trabalhadores independentemente da pauta que discutam.

Relembramos à todos que o direito de organização dos trabalhadores, inclusive o sindical, foi conquistados com muita luta no Brasil. Durante o período da ditadura militar milhares de trabalhadores foram torturados e assassinados em defesa deste direito, inclusive do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que foi um grande defensor desse direito e importante na sua conquista.