Notícias

Queremos a estatização do metrô carioca!

20.05.16 Notícias, Rio de Janeiro Tags:

Anunciadas ainda no governo Dilma, as privatizações dos metrôs de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte irão acontecer em ritmo acelerado. Este é um dos primeiros anúncios do governo Temer, que afirma que irá privatizar “tudo que for possível”.

Mas como estas privatizações irão afetar a vida da população? Por quais razões devemos ser contra? A Fenametro acredita que com a privatização dos transportes vem o aumento da tarifa, a redução do número de funcionários e uma piora na qualidade do serviço prestado.

Vale lembrar que diversas empresas públicas privatizadas foram vendidas a preços muito abaixo do que valiam. Iremos aceitar que o patrimônio público, custeado com os nosso impostos, seja vendido a preços mínimos e que encha o bolso dos empresários? Deixaremos que mais trabalhadores sejam demitidos quando temos uma crise que já deixa 10,4 milhões de desempregados?

Veja também  MetrôRio e polícia intimidam diretores do Sindicato dos Metroviários

O metrô do Rio é um grande exemplo de que a privatização não dá certo. Privatizado na década de 1990 não trouxe melhorias para a vida da população desde então, que continua circulando em trens cheios e com muita espera.

As vésperas das Olimpíadas, estações prometidas para acessar o evento ainda não foram entregues, condutores e funcionários não foram treinados, e muitas das obras custaram mais aos cofres públicos do que o contratado.

Para agravar esta situação, o metrô não tem nem acessibilidade para que os atletas Paraolímpicos possam se locomover nas estações já existentes.

Queremos a estatização do metrô carioca! Por um metrô público, estatal e de qualidade! Rumo a tarifa zero!