Notícias

Aposentadoria especial é debatida em audiência pública no Senado

07.11.19 Geral, Notícias

A Fenametro esteve presente, junto ao Sindicato dos Metroviários de São Paulo e ao Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal, na segunda-feira, 4 da Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado, sobre a aposentadoria especial.

Os metroviários de São Paulo fizeram um relato do espaço, publicado no site da entidade, que segue abaixo:

Wagner Fajardo, coordenador-geral do Sindicato, participou de Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado, em 4/11, sobre a aposentadoria especial. Com a aprovação da reforma da Previdência, diversos trabalhadores correm o risco de perder este direito. Uma PEC está em tramitação no Congresso para definir as novas regras.

Por conta disso, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa está realizando Audiência Públicas sobre o tema. Em sua participação, Fajardo ressaltou que os metroviários têm conseguido na Justiça o direito à aposentadoria especial. Ele lembrou dos trabalhadores da Manutenção que atuam nas áreas elétricas do metrô e dos Agentes de Segurança, que estão expostos a riscos dentro do sistema

Veja também  Incêndio e morte na Trensurb mostram limites da terceirização

Tanto Fajardo como os outros debatedores reclamaram que a legislação atual e a reforma da Previdência não reconhecem o direito à aposentadoria especial de várias categorias profissionais. Participaram também os representantes da Federação Nacional dos Metroferroviários, Claudete Gomes (vice-presidente do DF), Rodrigo Kobori (secretário geral), Carlos Alberto Cassiano (secretário de meio ambiente) e Hugo (secretário de relações sindicais do SindMetro-DF)