Notícias

É neste sábado! Plenária dos metroferroviários para enfrentar a privatização

28.10.19 Geral, Notícias

Para organizar a luta contra a privatização dos metrôs brasileiros a Fenametro fará neste sábado, 2, no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, uma plenária aberta com sindicatos, federações, centrais sindicais e movimentos sociais.

A atividade contará com a presença de metroferroviários de todo país, do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, além da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística).

Os metrôs brasileiros estão sob forte ataque do governo Bolsonaro (PSL) e de governos estaduais que o apoiam, e a categoria metroferroviária tem o desafio de se organizar para enfrentar as tentativas de privatização.

Veja também  Modelo de segurança pública nos metrôs e trens é debatido em encontro da Fenametro

Foram anunciadas neste ano as privatizações da CBTU, Trensurb e do Metrô DF, que somadas as já existentes – do metrô do Rio de Janeiro e de algumas linhas do metrô de São Paulo – podem aumentar a precarização do trabalho, o sucateamento do sistema, e as tarifas.

Neste sábado, nos organizaremos para construir estratégias para enfrentar as privatizações. Localmente, já estão ocorrendo diversas atividades nos estados, como audiências públicas e comitês de luta contra a privatização.

Vamos organizar a resistência. É o momento de unidade da categoria para barrarmos este ataque!