Notícias

Em assembleia, metroviários do Piauí relatam dificuldades da categoria

29.09.16 Notícias, Piauí Tags:,

Os metroviários do Piauí realizaram nesta quarta-feira, 28, uma assembleia para debater as condições de trabalho da categoria. A Fenametro esteve presente na atividade, que contou com grande presença da categoria – 40 dos 62 funcionários da empresa.

Na assembleia foi informado que apenas neste mês se encerram as negociações do Acordo Salarial. O dissídio datava de janeiro, e o reajuste salarial acordado foi de 11,31%. Segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários do Piauí, Daniel Nascimento, os atrasados serão pagos no próximo mês, e as horas extras, que não vinham sendo pagas há 3 meses serão paga parceladas.

As condições de trabalho do Metrô do Piauí são muito precárias. De acordo com os funcionários não há bebedouros e nem iluminação decente em nenhuma estação. Além disso em algumas estações não existem nem banheiros, o que torna impossível condições dignas de trabalho. Ainda de acordo com o presidente do Sindicato o Ministério Público multou a empresa e ordenou que fossem realizadas obras, que não foram feitas.

As dificuldades no Metrô não se restringem aos metroviários, mas chegam também aos usuários. Um exemplo é a ausência de ar-condicionado nos trens, que circulam em uma cidade com uma média de 38°C. Outra reclamação constante é o baixo número de funcionários,o que prejudica muito o atendimento a população.

Os metroviários encaminharam que o Sindicato fará um material explicativo (panfleto ou jornal) sobre o Acordo Salarial e as horas extras, além de circular pelo Metrô conversando com os funcionários para listar todos os problemas de cada posto de trabalho.

Veja também  Todo apoio aos metroviários do Rio Grande do Sul punidos na Greve Geral

O Sindicato irá também procurar outras empresas estaduais, para se informar sobre seus planos de carreira, para cobrar do Governo do Estado um plano para o Metro.

Após listar os problemas existentes, o Sindicato irá em até 15 dias entregar esta lista para o presidente do Metrô e para o Secretário de Administração, exigindo sua solução, um plano de carreira e a convocação imediata de concurso público.

Os diretores da Fenametro presentes, Celso Borba e Solange Chaves, ouviram os relatos da categoria e se dispuseram a colaborar na luta. Celso enfatizou que a Fenametro se coloca a disposição para o contribuir com o que for necessário, inclusive se dispondo a convocar e participar das reuniões com o presidente do Metrô e o Secretário de Administração.

A diretora Solange Chaves levou uma Cartilha de Mulheres produzida pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo e observou os relatos dos funcionários sobre diversas formas de preconceito.

Para Solange, todos trabalhadores fazem com que o Metrô funcione cotidianamente, desde a funcionária da limpeza ao mais graduado funcionário. Celso ainda acredita que o problemas do Piauí são semelhantes a outro Estados, onde se atacam direitos visando a privatização.