Notícias

Metroviários do Distrito Federal seguem em greve

11.07.19 Distrito Federal, Notícias Tags:,

Em greve desde o dia 2 de maio, os metroviários do Distrito Federal estão firmes na luta. O Metrô do DF segue intransigente na negociação, cortando o salário da categoria, que está sem acordo coletivo vigente no momento.

Os metroviários reivindicam o cumprimento do acordo coletivo e são contra a retirada de direitos proposta pelo Metrô e o Governo do Distrito Federal.

Entre as pautas também está o pagamento de valores retroativos que o metrô deve a categoria, e não foram pagos mesmo com decisões judiciais.

A categoria denuncia há anos a precarização do trabalho da categoria, que sofre com a falta de funcionários e condições de segurança.

As negociações com o Metrô estão no âmbito judicial e foram mediadas pelo Tribunal Regional do Trabalho, que realizou diversas audiência de conciliação. A categoria havia conseguido liminares de extensão de 30 dias do acordo coletivo e da proteção do direito de greve, que o Metrô DF conseguiu cassar com um processo baseado em mentiras, enviado ao Tribunal Superior do Trabalho.

Veja também  Rodoviários da Grande Vitória seguem firmes em greve!

A empresa fez descontos no salário dos trabalhadores no final de maio e de junho, do salário, sem anuência da Justiça. O Sindicato está recorrendo da ação.

A Fenametro apoia a luta dos metroviários e condena a postura do Metrô e do governo do DF. Estamos em defesa do direito de greve e dos direitos dos metroviários.