Notícias

Fenametro na luta contra o desmonte do serviço público e a PEC 38/2025

30.10.25 Destaques, Distrito Federal, Notícias Tags:, ,

A Fenametro esteve presente e na linha de frente da Marcha contra o desmonte, a descaracterização e a precarização do serviço público, realizada em Brasília. O ato, que reuniu milhares de servidores e empregados públicos de todo o país, foi um verdadeiro sucesso e deixou claro: estamos vivos, organizados e prontos para lutar pela defesa dos direitos e do emprego público.

A principal pauta da mobilização foi a luta contra a PEC 38/2025, que avança no Congresso Nacional e ameaça desmontar o modelo de serviço público construído desde a Constituição de 1988. “Não queremos privilégios — queremos apenas nossos direitos”, reforçou a Federação.

Durante a Marcha, representantes da Fenametro dialogaram com parlamentares como os deputados distritais Fábio Félix, Gabriel Magno e Chico Vigilante, e os federais Maria do Rosário, Glauber Braga, Fernanda Melchionna e Orlando Silva, destacando a situação crítica dos metrôs de todo o país. Foi reafirmada a luta pela reestatização da Trensurb e da CBTU, pela retirada dos sistemas do Plano Nacional de Desestatização (PND), pela retomada dos investimentos públicos e por um Acordo Coletivo Especial (ACE) que garanta os empregos e os direitos conquistados.

Veja também  Fenametro reafirma luta por justiça aos anistiados da CBTU

Graças à pressão dos sindicatos e das categorias mobilizadas, alguns parlamentares já começam a recuar e a retirar suas assinaturas da PEC 38/2025. A Fenametro avalia que este é um sinal de que a luta e a mobilização estão surtindo efeito.

“O governo e o Congresso se movem pela pressão popular. Cabe a nós mostrar que estamos dispostos ao confronto de ideias e a defender, com firmeza, o serviço público e os direitos da classe trabalhadora”, destacou a direção da Fenametro.