Notícias

O que queremos para o transporte no Brasil?

07.08.18 Geral, Notícias Tags:, ,

Neste mês de agosto começam as campanhas eleitorais, e a Fenametro, uma entidade nacional que luta por um transporte público, estatal e de qualidade, tem propostas a apresentar para o debate.

Nas Eleições de 2018, estarão em disputa os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de estado e do Distrito Federal, senador, deputado federal, estadual e distrital.

Neste ano, observamos um corte expressivo no orçamento do setor de transportes, resultado da PEC 55, aprovada no final de 2016 e que congela os investimentos públicos por 20 anos, cujos principais efeitos são sentidos especialmente nas áreas de saúde e educação.

A retirada de verbas do setor afetou alguns metrôs e ferrovias, e comprometendo sua manutenção e expansão, como pudemos observar na redução do orçamento da CBTU.

Por isso, exigimos a retirada da PEC 55, como medida fundamental para garantir o funcioanamento dos metrôs e ferrovias.

Veja também  Mês de julho tem manifestações de mulheres negras em todo país

Defendemos um aumento significativo do investimento público para que possamos ter uma expansão da malha metroferroviária, um transporte mais econômico, sustentável e de massas. Lutamos para que sejam paralisadas todas as privatizações.

Seguimos firmes na luta por mais direitos para os trabalhadores, e combatemos o pacote das reformas trabalhista e previdenciária, além do fim da terceirização. E queremos ainda mais! Mais contratações de funcionários para melhoria do serviço prestado à população.

Estamos há muitos anos na luta por 2% do PIB para os transportes, principalmente para o setor metroferroviário de passageiros.

Reivindicamos também tarifa social rumo a tarifa zero, para todos metrôs e trens.

Lutamos por nenhuma privatização! Nenhum dinheiro público para o sistema privado, fim das PPPs e da terceirização, e exigimos a reestatização de todos os metrôs, ferrovias e linhas privatizadas.