Notícias

Vamos ocupar as ruas em defesa dos direitos das mulheres!

08.03.19 Geral, Notícias

Nesta Dia Internacional de Luta das Mulheres, o 8 de março, milhões de brasileiras irão as ruas reivindicar seus direitos. As mulheres estarão em marcha contra Bolsonaro, em defesa de diretos iguais, contra a Reforma da Previdência, pelo fim da violência contra a mulher.

Hoje no Brasil a cada 7 minutos uma mulher sofre violência física, sexual ou psicológica, 13 mulheres são assassinadas por dia e houve um aumento de 54% no homicídio de mulheres negras nos últimos 10 anos. Cerca de 70% dos estupros de mulheres são cometidos por parentes, namorados, amigos ou conhecidos da vítima a cada dois dias uma mulher morre em decorrência de aborto realizado em condições inseguras.

Veja também  Todo apoio a greve dos rodoviários do Pará

De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE, mulheres trabalham por semana em média 5h a mais que os homens. Hoje as mulheres trabalham 35,5 horas fora de casa e 21h12 dentro de casa, enquanto os homens trabalham 41h36m fora de casa e 10h dentro de casa.

Dados alarmantes como estes se tornam ainda mais preocupantes em uma conjuntura de retirada de direitos e retrocessos. A Reforma da Previdência, que já é prejudicial à população, é a ainda pior para as mulheres.

A Fenametro irá construir as manifestações do 8 de março e apoia as iniciativas de seus Sindicatos. Procure as manifestações na sua cidade e participe!