Notícias

Intervalos longos, caos no transporte e descaso: é isso que a privatização entrega à população!

30.06.25 Destaques, Notícias Tags:, , ,
Foto: Reprodução do X

Vídeo postado pelo @plamurb_oficial — e que foi baixado do perfil @mtdbri — escancara a realidade das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trem metropolitano em São Paulo, operadas pela ViaMobilidade (do Grupo CCR): com intervalos absurdos entre os trens, estações superlotadas e falta de informação ao usuário. Um retrato do abandono e da lógica do lucro acima da vida.

Desde que passaram à gestão da ViaMobilidade, as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda acumulam falhas graves: trens quebrando, atrasos constantes, estações superlotadas, acidentes frequentes e problemas de segurança. A privatização prometeu melhorias, mas entregou precarização. A qualidade do serviço despencou e a população é quem paga a conta — com mais espera, mais riscos, menos dignidade no transporte e tarifa mais cara.

Esse é o modelo que o governo Tarcísio de Freitas quer expandir com a concessão total do Metrô e da CPTM? Um sistema sem planejamento, com serviços precários e tarifa cara?

Veja também  Luta das mulheres argentinas reacende debate sobre a legalização do aborto na América Latina

Não aceitaremos calados!

A Fenametro segue firme na luta contra a privatização, ao lado dos sindicatos, trabalhadores e da população que depende diariamente de um transporte público de qualidade. Defendemos um metrô estatal, público, eficiente e acessível — gerido com responsabilidade social e não com interesses privados.

🛑 Privatizar é entregar nosso direito de ir e vir nas mãos do lucro.
✊🏽 Resistir é garantir transporte digno para o povo!