Publicações

Publicações de todos os estados

​Vai ter luta!​ ​Governo marca data de leilão da privatização do Metrô de MG

27.09.22 Minas Gerais, Notícias

Na última sexta-feira (23), o governo federal publicou o edital de privatização do metrô de Belo Horizonte. O leilão ​de​ privatização da CBTU-BH será no dia 22 de dezembro deste ano, há poucos dias de terminar o governo Bolsonaro. 

De acordo com o edital, o lance mínimo para o leilão deverá ser de R$ 19.324.304,67​.  É um preço irrisório, ainda mais considerando que o Estado continuará subsidiando o metrô para manter seu funcionamento.​ É vender a preço de banana!​

Sabemos o que isso significa: lucro para os empresários, descaso com a população e com os metroviários.​ E mais! Tarifas altíssimas. ​

Segundo o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, a categoria está em greve parcial, em que foi determinado pela Justiça a operação de 60% das viagens.]

​Nesta semana a categoria fará diversas ações em Belo Horizonte, fechando com um ato na quinta-feira, 29, às 16h30, na Estação Central, e uma assembleia pós-ato. No ato será feito um ​”bananaço​” lembrando o valor irrisório que Zema e Bolsonaro estão entregando o metrô.

A Fenametro apoia a luta dos metroviários de MG e diz não à privatização!

Estatuto da Fenametro-2022

05.04.22 Geral, Publicações

Estatuto da Fenametro atualizado após o Congresso de 2022

Estatuto da Fenametro

Cartilha de Transporte sobre trilhos contra as concessões e privatizações

14.09.21 Cartilha, Publicações

O colapso do modelo rodoviário no Brasil e a necessidade de um novo plano de mobilidade urbana baseada nos trilhos, uma cartilha produzida pela Fenametro em parceria com o Ilaese – Setembro/2021

 

SINDIMETRÔ-RS PEDE REAVALIAÇÃO DAS PRIORIDADES DA VACINAÇÃO EM AÇÃO NAS ESTAÇÕES

19.03.21 Notícias, Rio Grande do Sul

Nesta quarta-feira, dia 17, biomédicas da Universidade Feevale acompanhadas de diretores do Sindimetrô/RS percorreram todas as 22 estações da Trensurb para testar os colegas para o covid-19. A coleta de materiais para o exame dos metroviários que atuavam na linha de frente ocorreu nos turnos manhã e tarde.Duas equipes da universidade fizeram a coleta das amostras para o teste PCR-RT, o mais eficaz para o diagnóstico da covid. Divididas em dois trechos (Norte e Sul) as equipes testaram 126 metroviários que estavam na escala de trabalho neste dia. O efetivo noturno das estações virá ao sindicato nesta quinta-feira (18) para realizar a coletagem.

O presidente do Sindimetrô, Luís Henrique Chagas, disse que a medida tem o objetivo de saber os níveis de contaminação dos metroviários da linha de frente: “Nosso receio é que a situação saia de controle, com mais colegas contaminados e doentes”, disse Chagas.

A falta de um gerenciamento nacional da crise sanitária por parte do governo Bolsonaro também se reflete na desorganização local destas ações. A Trensurb segue perdida nos critérios dos afastamentos dos suspeitos de infecção, no ritmo das testagens e também nas orientações básicas para o dia-a-dia dos trabalhadores nos setores e nas estações.

Atualmente a empresa possui cerca de 70 trabalhadores afastados por causa da doença. Cinco estão internados, sendo que destes, três estão em estado grave. No último domingo morreu o primeiro metroviário gaúcho, vítima de covid-19.

Chagas também ressaltou a importância de uma revisão nas prioridades de vacinação por parte das três esferas de governos: “A contaminação de apenas um trabalhador já coloca em risco milhares de usuários todos os dias e pode afetar a prestação dos serviços. Por isso, os metroviários pedem que a empresa atue politicamente e exija urgência na vacinação da categoria.”, enfatizou o presidente da entidade.

Dia 09 de junho: símbolo de luta para os metroviários

09.06.20 Geral, Notícias, São Paulo, São Paulo, Vídeos

Em 09 de junho de 2014, data em que 42 metroviários de São Paulo estavam sendo demitidos numa demonstração de perseguição política e tentativa do Governo do Estado de SP impedir a luta da categoria, que em uma greve de 5 dias fez repercutir no mundo a busca pelos direitos.

aptopix_brazil_wcup_t_rMês de junho é um mês marcante para a categoria, pois além da luta intensa que garantiu direitos, foi o mês das demissões, também um mês que ensinou muito da luta de classes, foi um período de grande demonstração de solidariedade de todos os metroviários do país, mas também de outros trabalhadores no mundo inteiro.

download (1)Mas junho não marca apenas as demissões, mas após 4 anos, após muita luta, chegou a vitória da reintegração, em que a data efetiva do retorno às áreas de atuação se deu em junho.

Os metroviários estiveram em muitos junhos de luta, …2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019, se procurar no histórico de mobilizações no país, os metroviários estiveram lá.

Estamos em junho de 2020 num momento inédito em que mais uma vez precisamos de muita unidade e força para enfrentarmos os ataques dos governos e marcaremos mais uma vez o mês de junho na defesa dos direitos, pela democracia, contra o racismo, em defesa da vida acima do lucro.

download

A Fenametro esteve presente, participando e apoiando a batalha contra os governos. A Federação lembra a data, que não pode se perder no tempo, pelo contrário, deve estar sempre na memória de todos como parte da construção de uma luta maior. Sempre deve ser mostrado que a luta faz diferença na vida dos trabalhadores e a história dá o ânimo necessário para que todos sigam nessa entoada.

images (1)

Os metroviários são parte de várias histórias e, algumas contadas em filmes que contam com cenas reais da categoria. Um deles, Futuro Junho. Documentário de Maria Augusta Ramos, o qual mostra um pouco dessa história com cenas reais da greve dos metroviários de SP em 2014.

Que venham muitos junhos de luta e os metroviários estejam firmes, unidos, sempre presentes para que a classe trabalhadora alcance sua vitória.

Clique aqui e assista a emoção de junho!

Carta da Fenametro aos participantes do Seminário “A Privatização da CBTU na contramão da mobilidade urbana”

13.09.19 Outros

Carta da Fenametro aos participantes do Seminário “A Privatização da CBTU na contramão da mobilidade urbana”, realizado de 13 a 15 de setembro em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Carta da Fenametro aos metroviários presentes na Audiência Pública de discussão do aumento das tarifas da CBTU

26.06.19 Geral, Publicações

Boletim Fenametro – Nov/Dez 2018

30.11.18 Boletim, Publicações

Boletim Fenametro –  Novembro e Dezembro de 2018.  Agora é resistência!

Boletim Fenametro – Março e Abril de 2018

01.03.18 Boletim, Publicações

Boletim Fenametro – Março e Abril de 2018. Mulheres na luta por direitos. Todas e todos em luta contra as privatizações e as reformas!

Não deixe o vampiro Temer acabar com a nossa aponsentadoria

21.02.18 Geral, Publicações

Vamos derrotar a Reforma da Previdência

20.12.17 Outros, Publicações

Anúncio publicitário publicado em dezembro de 2017 nos jornais MetroNews SP, Destak RJ, DF E PE e Diário de Canoas RS.

Estatuto da Fenametro – 2017

15.12.17 Outros, Publicações

Estatuto da Federação Nacional dos Metroferroviários, atualizado após o 6º Congresso da categoria