Recife | Metroviários suspendem greve e apresentam plano emergencial para recuperação do Metrô
06.11.25 Notícias
Cumprindo o calendário de mobilização, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) realizou, na tarde desta quarta-feira (5), uma caminhada que reuniu mais de 500 pessoas pelas ruas do centro do Recife. A concentração ocorreu na Estação Central, de onde os metroviários seguiram em direção ao Monumento Tortura Nunca Mais, local onde foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária que suspendeu a greve por tempo indeterminado por 30 dias.
Durante a assembleia, a categoria avaliou os resultados da audiência de mediação ocorrida no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), provocada pelo Sindmetro-PE. Na ocasião, o tribunal orientou o sindicato a suspender a greve por 30 dias, período em que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) deverá apresentar resposta ao plano emergencial de recuperação do Metrô do Recife elaborado e protocolado ao TRT-6 pelo Sindmetro-PE.
Com base nessa orientação, os trabalhadores aprovaram a suspensão temporária da greve por 30 dias, mantendo o estado de greve até a nova rodada de mediação no TRT-6, quando a CBTU deverá apresentar sua posição oficial sobre as propostas apresentadas pelo sindicato.
O presidente do Sindmetro-PE e da FENAMETRO, Luiz Soares, destacou que a decisão representa uma suspensão temporária do movimento, e não o seu encerramento.
“A gente não vai encerrar o nosso movimento, apenas suspender. Vamos manter o estado de greve e aguardar o prazo de 30 dias determinado pelo TRT-6. Nesse período, cabe à CBTU apresentar sua resposta ao tribunal, que deverá ser apresentada em uma nova rodada de mediação com o Sindmetro-PE.”, afirma Soares.
A categoria segue pressionando por investimentos imediatos, diante do risco de colapso total do sistema metroviário. Para Luiz Soares“Suspendemos a greve, mas seguimos firmes na defesa de um metrô público, seguro e de qualidade. Esperamos que a CBTU e o governo federal atendam às reivindicações urgentes que apresentamos e iniciem, de forma imediata, a execução do plano emergencial de recuperação do sistema”, destacou Soares.
Ele também reforçou que a luta contra a privatização continua sendo uma bandeira permanente da categoria, mas que, neste momento, a prioridade é garantir recursos emergenciais para o funcionamento do sistema. “Não deixamos de lado a luta contra a privatização, mas, como o sistema está agonizando, queremos recursos imediatos. Esticar o prazo por mais 30 dias impede qualquer discussão sobre privatização entre o governo federal e o governo do estado. O que queremos é investimento urgente para recuperar os pontos críticos do Metrô do Recife”, afirmou
Plano Emergencial de Recuperação do Metrô do Recife, cabe à CBTU apresentar sua resposta ao tribunal, que será analisada em nova rodada de mediação com o Sindmetro-PE
Conheça dos 10 pontos do Plano Emergencial de Recuperação do Metrô:
Recuperação das Subestações de Energia
– Realizar reforma estrutural e elétrica das subestações deterioradas.
– Garantir a capacidade plena de alimentação das composições, evitando quedas e falhas de tração.
Reforço e Modernização da Rede Aérea
– Substituir cabos, isoladores e suportes comprometidos.
– Realizar inspeção completa e implantação de plano preventivo de manutenção da rede aérea.
Aquisição de Locomotiva de Serviço
– Comprar uma locomotiva de manutenção para inspeção e reparo da rede aérea e trilhos, agilizando respostas a falhas.
Substituição e Recuperação de Dormentes
– Trocar dormentes de madeira e concreto em más condições.
– Priorizar trechos com risco de descarrilamento e instabilidade da via.
Reposição de Peças para Composições
– Adquirir e instalar peças críticas (freios, portas, sistemas de tração e ar-condicionado).
– Reduzir o número de trens imobilizados por falta de componentes.
Recuperação de Máquinas Especiais
– Revisar e reparar equipamentos de manutenção de via permanente (bate-estacas, socadoras, niveladoras).
– Garantir disponibilidade operacional para intervenções emergenciais.
Reforço da Manutenção Preventiva
– Implantar um cronograma de manutenção sistemática e digitalizada.
– Reestruturar equipes e capacitar trabalhadores para garantir continuidade.
Requalificação de Pátios e Oficinas
– Reformar oficinas de manutenção e depósitos.
– Instalar equipamentos de diagnóstico e ferramental moderno.
Melhoria da Segurança Operacional
– Instalar sensores e sistemas de monitoramento nas subestações e rede aérea.
– Garantir a integridade elétrica e mecânica das instalações e trens.
Gestão de Recursos e Transparência
– Criar um comitê de gestão emergencial com participação de técnicos, governo e sindicato.
– Acompanhar a execução dos investimentos e garantir transparência na aplicação dos recursos.




