Greve em Recife | Nossa luta é por segurança e cuidado com a vida dos usuários do metrô
03.11.25 Destaques, Notícias, Pernambuco
CARTA AOS USUÁRIOS DO METRÔ DO RECIFE DO SINDMETRO-PE
OS MOTIVOS DA GREVE DO METRÔ DO RECIFE
Usuários e usuárias, na noite de ontem, 30 de outubro de 2025, os funcionários e as funcionárias do Metrô decidiram iniciar, na próxima segunda-feira, 3 de novembro de 2025, uma greve por tempo indeterminado.
Diferentemente de outros momentos, em que as reivindicações se limitavam às necessárias e urgentes melhorias na prestação do serviço à população, desta vez os metroviários e metroviárias estão exigindo que seja garantida a integridade física das pessoas que utilizam o metrô.
No último dia 25, uma composição pegou fogo, colocando em risco os usuários e o funcionário que conduzia o trem. Esse fato gravíssimo não pode ser tratado como um caso isolado ou como uma simples fatalidade. Ele é, na verdade, o resultado do descaso e do abandono do Governo Federal em relação ao Metrô do Recife e, consequentemente, do descaso e abandono para com a população que dele depende.
Dessa forma, os funcionários e as funcionárias decidiram paralisar as atividades para exigir a liberação imediata de recursos que tornem o Metrô um lugar minimamente seguro para as pessoas que o utilizam. Entendemos que a vida das pessoas deve estar em primeiro lugar. Sabemos dos transtornos que a paralisação dos serviços causa, mas não podemos ser coniventes com a exposição da população a riscos graves, inclusive o risco de perder a vida.
Portanto, o nosso movimento grevista tem como principal objetivo a defesa da vida das pessoas, a liberação imediata de recursos para o Metrô e a suspensão, com consequente rediscussão, do modelo de gestão que o Governo Federal quer implantar como suposta solução para o problema.
Encerramos afirmando que o Metrô foi construído com o dinheiro do povo, e é ao povo que ele pertence.




