Notícias

Ampliação e redução da tarifa são principais preocupações dos usuários do Metrô, aponta pesquisa

23.11.16 Notícias, São Paulo Tags:,

Os usuários do Metrô de São Paulo tem como principais preocupações a ampliação da malha metroviária e a redução da tarifa. Estes são dados revelados pela pesquisa produzida pelo Instituto Locomotiva, encomendada pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo, apresentada nesta quarta-feira, 23.

De acordo com Renato Meirelles, presidente do Instituto, para o usuário, a solução para o transporte público passa por mais linhas de Metrô. “Ele quer mais transporte e utiliza o Metrô pois é o meio mais rápido. Não é só pelo tempo que ele passa no trânsito, mas também pelo que ele deixa de fazer com esse tempo”, afirmou.

Na pesquisa, o Metrô é modal que tem como principal razão de uso a rapidez, apontada por 53% dos usuários. Em outros modais os principais motivos de uso apontados são a proximidade da residência, para 56% dos usuários de ônibus e 33% dos usuários da CPTM, e como a única alternativa possível, para 48% dos usuários da EMTU.

O Metrô é o meio melhor avaliado pelos usuários, com 53% de seus passageiros lhe dando notas 8, 9 e 10. Mesmo com uma boa avaliação, para Meirelles, os usuários sentem a necessidade de mais melhorias.

Os atributos do Metrô citados na pesquisa que receberam uma pior avaliação foram o valor da passagem (3,4) e a lotação (3,1). Quando questionados sobre quais deveriam ser as iniciativas prioritárias do Governo do Estado para o Metrô, 78% dos usuários afirmaram que a prioridade deveria ser a conclusão das estações que estão em obras e 74% que deveria ser a redução do preço da passagem. Além disso, nove em cada 10 usuários acreditam que o Metrô deveria ter mais estações e 85% acha que paga muito caro pelo valor da passagem.

Veja também  Fórum em Defesa do Metrô Público e Estatal tira ações contra a privatização das Linhas 5-Lilás e 17-Ouro

Os dados apresentados mostram que a população que utiliza diariamente o Metrô sente a necessidade de uma tarifa mais barata e de uma ampliação da malha, e que o sistema ainda precisa de mais investimentos

Privatização é a saída?

Para 98% dos usuários é dever dos governos oferecer transporte público adequado para a população, e para 92% o Metrô deveria receber mais investimentos.

Questionados sobre a privatização do Metrô, os usuários demonstraram preocupações. Uma pressão de empresários para subir a tarifa caso o Metrô fosse privatizado é a conclusão de 2 a cada 3 usuários.

Outro fator observado, que pode se relacionar com a privatização é quanto ao número de funcionários. Hoje na Linha 4 – Amarela e em outros metrôs privatizados como no Rio de Janeiro é possível se observar um número reduzido de funcionários. Na pesquisa, 7 em cada 10 usuários acredita que o Metrô deveria ter mais funcionários, e 63% acredita que eles deveriam ser mais valorizados