Notícias

Em defesa da democracia, Fenametro apoia Lula para Presidente da República

19.09.22 Notícias

A Federação Nacional dos Metroferroviários encaminhou carta-compromisso com as principais pautas defendidas pela entidade, a todos (as) os (as) candidatos (as) à presidência da República e aos (às) candidatos (as) à governo de estado com perfil de centro-esquerda e esquerda.

Até dia 30 de setembro aguardaremos retornos para então publicarmos a relação de candidaturas que aceitarem assinar tal compromisso.

Ainda assim, a FENAMETRO anuncia que apoia a candidatura de Luís Inácio LULA da Silva para a presidência da República. Reforçamos que defenderemos nossas pautas independente de quaisquer governos, mas que o apoio a Lula nesse momento se faz necessário para a defesa de nossa democracia.

O país passa por um momento crítico, de muita instabilidade política, econômica, social e ambiental, em que no último período os trabalhadores vêm pagando por uma crise que foi criada pelo topo da pirâmide. Muitos direitos estão sendo atacados e, principalmente o de se manifestar contrário aos planos de governo, de se manifestar em defesa dos trabalhadores, de fazer greves de resistência; mais que isso, temos um governo que incita o ódio, “bate”, persegue e nitidamente busca criar um clima de golpe, gerando conflitos em todas as esferas institucionais e usando a máquina pública para influenciar seus seguidores a darem respaldo a um eventual golpe de Estado.

Diante desse cenário, a Fenametro entende que precisamos estancar qualquer possibilidade de isso acontecer, evitar riscos à democracia e, portanto, buscarmos resolver a eleição ainda em primeiro turno, para não dar força ao adversário do povo.

Veja também  Diretor da Fenametro tem recurso administrativo negado e Metrô SP mantém sua demissão

Por isso, consideramos importante que indiquemos apoio àquele que tem chances concretas de vencer Bolsonaro nas urnas, indiquemos Lula para Presidente do Brasil.

Contudo, reconhecemos como legítimas todas as candidaturas de esquerda, seja de Leonardo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) ou de Sofia Manzano (PCB). Assim como, ressaltamos que nossa pauta será defendida integralmente independente de quem seja eleito.

Acesse aqui a carta-compromisso com nossas principais pautas.