Fenametro lança campanha em defesa do transporte sobre trilhos público
08.09.25 Destaques, Notícias, São Paulo
A Federação Nacional dos Metroferroviários (Fenametro) lançou uma nova campanha nacional em defesa do transporte sobre trilhos 100% público, contra a privatização e pela reestatização das linhas já entregues à iniciativa privada.
Com o lema “Metrô é do povo – não à privatização, pela reestatização”, a iniciativa denuncia os graves prejuízos causados pelos contratos de concessão que priorizam o lucro das empresas privadas em detrimento da segurança, da qualidade do serviço e do direito da população a um transporte digno.
A Fenametro lembra que episódios recentes, como descarrilamentos e falhas constantes em linhas privatizadas, demonstram que o modelo adotado em São Paulo, Rio de Janeiro e em outros estados não trouxe benefícios para os usuários, mas sim tarifas altas, precarização do serviço e transferência de recursos públicos para concessionárias.
Além disso, a campanha reforça a defesa da Tarifa Zero, como forma de garantir o transporte como um direito social e não como mercadoria.
👕 Para marcar essa luta, a Fenametro lançou também a camiseta da campanha, com a mensagem clara: “Metrô é do povo. Não à privatização. Pela reestatização”.