Notícias

Metroviários de Belo Horizonte e Recife estão em greve

16.05.16 Geral Tags:,

Em campanha salarial, os metroviários de Belo Horizonte e Recife iniciaram nesta segunda-feira, 16, uma greve da categoria. Ambas cidades tem metrôs pertencentes a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), empresa administrada pelo governo federal. Na proposta da empresa está um reajuste salarial de apenas 5,5%, valor menor do que a inflação acumulada no período, além de termos que retiram direitos adquiridos em Acordos Coletivos anteriores.

A categoria está muito mobilizada e a maioria dos setores aderiram a greve. Em Belo Horizonte os trabalhadores estão acompanhando inclusive as reuniões negociações.

Situação atual dos metrôs

Hoje as condições de trabalho dos  metroviários são precárias, e a situação se agrava mais  com o corte expressivo das verbas da CBTU. A categoria sofre com a falta de funcionários, trabalha em desvio de função, a manutenção não tem material suficiente para o reparo de trens e a expansão dos metrôs está paralisada, sem perspectiva de retomada.

Além disso, ambos locais tem trabalhadores terceirizados, que sofrem ainda mais com a precarização do trabalho e a retirada de direitos. Na CBTU já foi anunciada inclusive a privatização do metrô de Belo Horizonte, razão de luta e protesto da categoria.

Apoio aos metrovários em greve

A Fenametro convida todos movimentos sociais, sindicais e populares a apoiarem os metroviários em greve! Em todo o Brasil estão acontecendo mobilizações para defesa de direitos. Nenhum direito a menos!