Notícias

Governo Bolsonaro anuncia mais privatizações

22.08.19 Geral, Notícias Tags:, ,

O governo Bolsonaro (PSL) anunciou nesta quarta-feira, 21, uma lista de 9 empresas estatais que serão privatizadas. Não foi apresentado nenhum cronograma, e as empresas se somam as já anunciadas anteriormente, como CBTU e Trensurb.

Na nova lista estão Correios, Telebras, Ceagesp, Porto de Santos (Codesp), Serpro, Dataprev, Ceitec, ABGF e EMGEA. Anteriormente já havia sido aprovada a privatização da CBTU, Trensurb, Lotex, Eletrobras, Casa da Moeda, Ceasaminas e do Porto de São Sebastião.

A Fenametro se coloca contra as privatizações, e denuncia a política privatista do governo Bolsonaro, que ameaça inclusive privatizar a Petrobras.

CBTU e Trensurb

Aprovada em reunião do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) no início de maio, a privatização das empresas está prevista para o 1º semestre de 2021 no caso da Trensurb, e no 2º pra CBTU.

Veja também  Metroviários do Rio Grande do Sul aprovam ajuda de subsistência para trabalhadores afastados pela Trensurb

A CBTU é responsável pelos metrôs de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal e a Trensurb pelo metrô de Porto Alegre.

Ambas empresas vem passando por um processo de precarização e continuas tentativas de aumento da tarifa, para que se tornem mais atrativas para privatização.

Nos colocamos em defesa de um metrô público, estatal e de qualidade. A privatização é prejudicial para população e para os trabalhadores, pois precariza o serviço, aumenta a tarifa, e coloca em risco a todos.

Estaremos nas ruas e em diálogo com a categoria para denunciar esta ação.