Notícias

Ministra Damares Alves ataca mulheres e LGBTS

04.01.19 Geral, Notícias

Uma declaração da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, divulgada nesta terça-feira, 3, causou grande indignação.

Damares, que em sua posse afirmou que apesar do Estado ser laico ela é “terrivelmente cristã”, declarou em um vídeo que “menino veste azul e menina veste rosa”, revelando uma imposição do que se entende como adequado para cada gênero.

A fala da Ministra revela diversos preconceitos, como o machismo e a transfobia. Lida ao pé da letra, impõe padrões estéticos para definir o que cabe as meninas e aos meninos, e se compreendia como metáfora, como Damares afirmou ser sua intenção, revela um negação da identidade de gênero das pessoas trans.

Veja também  CBTU e Trensurb fora do PND são conquistas dos trabalhadores!

O Brasil é líder mundial de assassinatos de pessoas transgêneras e também onde uma mulher é assassinada a cada duas horas. Falas como a da Ministra só contribuem para agravar este quadro e não trazem esta realidade para ser debatida na sociedade.

Repudiamos a fala da Ministra, assim como o projeto de promoção do machismo, racismo e LGBTfobia do governo de Jair Bolsonaro (PSL). A vida das mulheres, negras e negros e LGBTs importa!