Notícias

Mulheres brasileiras irão as ruas em defesa de seus direitos

03.03.17 Geral, Notícias Tags:, ,

Nesta Dia Internacional de Luta das Mulheres, o 8 de março, milhões de brasileiras irão as ruas reivindicar seus direitos. Os temas presentes nas diversas manifestações previstas no país são um basta à violência contra a mulher, o repúdio à reforma da previdência e a necessidade da legalização do aborto.

Em alguns locais as mulheres farão parte de campanhas internacionais como o “Ni Una a Menos”, convocação das mulheres argentinas e o chamado de uma “Greve Internacional de Mulheres”, feito pela americanas.

Hoje no Brasil a cada 7 minutos uma mulher sofre violência física, sexual ou psicológica, 13 mulheres são assassinadas por dia e houve um aumento de 54% no homicídio de mulheres negras nos últimos 10 anos.  Cerca de 70% dos estupros de mulheres são cometidos por parentes, namorados, amigos ou conhecidos da vítima a cada dois dias uma mulher morre em decorrência de aborto realizado em condições inseguras.

Dados alarmantes como estes se tornam ainda mais preocupantes em uma conjuntura de retirada de direitos e retrocessos. As propostas de reforma da previdência e reforma trabalhista, que já são prejudiciais à população, serão ainda piores para as mulheres.

Colocada pelo governo Temer como solução para crise econômica, a  Reforma da Previdência trará diversos prejuízos para as mulheres, em especial as negras e camponesas.  Hoje há uma diferenciação no tempo de contribuição de homens e mulheres – 5 anos a menos para as mulheres – por um reconhecimento histórico de que as mulheres tem uma dupla jornada, já que arcam com grande parte do trabalho doméstico.

Veja também  Governo Temer quer retirar nossos direitos!

De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE, mulheres trabalham por semana em média 5h a mais que os homens. Hoje as mulheres trabalham 35,5 horas fora de casa e 21h12 dentro de casa, enquanto os homens trabalham 41h36m fora de casa e 10h dentro de casa.

Outra proposta que o governo tenta aprovar a todo custo é a Reforma Trabalhista. Em um páis em que as mulheres ocupam os postos mais precarizados de trabalho e recebem 30% a menos que os homens ela trará resultados catastróficos.  Temer quer retirar direitos conquistados com muita luta, como a CLT, e pode mudar o 13º salário, as férias, o auxílio-creche e no FGTS.

A Fenametro irá construir as manifestações do 8 de março e apoia as iniciativas de seus Sindicatos. Confira em nosso site as atividades que serão realizadas em cada Sindicato e os procure para conferir a manifestação em que poderá estar presente.