Notícias

3º ENCONTRO INTERNACIONAL DOS METROVIARIOS EM PERNAMBUCO CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DE COLEGAS DA CATEGORIA DE OUTROS PAÍSES

05.04.14 Pernambuco

Com a participação de representações de várias partes do país e de uma delegação de metroviários de outros da América Latina, EUA e Europa, o Sindicatos dos Metroviários de Pernambuco e a Fenametro realizam a terceira edição do Encontro Internacional dos Metroviários, entre os dias 10, 11 e 12 de abril, Pernambuco/ Brasil.

Vale lembrar que as inscrições para participar do evento foram prorrogadas até o dia 10 de abril!

Dando continuidade a segunda edição do encontro realizado em Buenos Aires, nos dias 18 e 19 de outubro de 2013, que buscou a unificação das lutas dos metroviários da América Latina, a proposta é aprofundar a troca de experiências e verificar, na prática, os problemas que os metroviários enfrentam no Brasil, bem como as semelhantes ocorrências que os companheiros metroviários confrontam-se nos demais países, defende Diogo Morais (presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco e FENAMETRO) entidades organizadoras do encontro. “A importância do evento é a integração dos metroviários do Brasil com os de outros países, além de discutir a forma de como os governos dos vários países do mundo tem gerido os sistemas metroviários”, defende.

Nesta edição, o evento tem como eixo “30 anos da CBTU. Não as privatizações. Transporte não é mercadoria”. “É importante frisar também que a CBTU nesses 30 anos de existência, foi sub-utilizada pelos governos federais, devido ao plano de estadualização/privatização, pois a CBTU no contexto atual das grandes cidades, que enfrentam graves problemas de mobilidade urbana, deveria servir como uma instituição que além de operar trens, pudesse ter um papel estruturador e organizador do transporte público urbano”, defende Diogo Morais.

Representação Internacional

O evento contará com a representação dos metroviários e ferroviários de vários estados do Brasil. Além dos metroviários representando as delegações internacionais, como José Manuel de Oliveira (Presidente da Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações de Portugal e Presidente da União Internacional de Sindicatos de Transportes – UIS Transporte). Roberto Claudio Pianelli, Secretário Geral da Associação Gremial dos Trabalhadores do Metrô e Premetrô de Buenos Aires acompanhado por mais três dirigentes da entidade: Maria Virginia Bouvet, Secretaria de Organização, Enrique Omar Rositto, Secretário de Imprensa e Francisco A. Ledesma, Secretário de Saúde Laboral e Higiene. Representantes como Celeste Kirkland e Vanessa Jones, dirigentes sindicais do TWU Local 100, que é o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte de Nova York, EEUU.

Segundo a organização, também já confirmaram presença mas ainda não enviaram os nomes dos participantes os dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores do Metrô de Santiago e da Federação de Sindicatos de Metroviários do Chile e com possibilidade de participar, sindicalistas metroviários do Equador, de Londres e de São Francisco nos EEUU.

Garanta sua inscrição e participe deste importante evento da categoria metroviária do país, da América Latina, EUA e da Europa.

A realização da terceira edição no Brasil faz parte das resoluções aprovadas no último encontro realizado pela categoria, em Buenos Aires. Além desta atividade, os metroviários firmaram o compromisso de desenvolver um dia de ação conjunta com um folheto para difusão entre os usuários. Uma ação que deve ser continental e coordenada em cada país; debater a construção de uma coordenadora de sindicatos de metrôs a nível continental e realização no Chile de um Encontro de Trabalhadores de todo o setor de transporte público.

Confira a programação:

Dia 10

– 19h: Abertura com saudação das entidade como Sindimetro/PE, FENAMETRO, Subte BsAS, UIS-Transporte FUTAC, CUT, Sindmetro/MG, CTB, CSP Conlutas.

Palestra: História do Metrô de Recife, com o debater Eduardo Cortes

– 20h30: Lançamento do livro “Um fantasma Ronda o Metrô”, de Virgina Bouvet (Argentina)

– 21h: Coquetel com apresentação de Kelly Rosa

Dia 11

8h: Abertura do Credenciamento

9h: Visita ao Centro Cultural da Estação Central do Metrô do Recife, Casa da Cultura e Museu do Frevo

13h: Almoço

14h: “Prejuízo das privatizações, estadualizações e terceirizações” e “Resultado das privatizações e estadualizações”, com representados dos sindicato dos metroviários de Buenos Aires e ferroviários da Bahia.

16h: Café/Atividade cultural com os Sindicatos dos Metroviários do Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo e dos Ferroviários da Zona Sorocabana de São Paulo.

17h: Palestra: “30 anos da CBTU –  perspectiva para os trabalhadores e usuários”, com os debatedores convidados Bartolomeu Carvalho (Sindimetro/PE) e representante do Sindmetro/MG.

20h: Atividade Cultural

 Dia 12

9h: “A luta pelo transporte público como direito social”, com debatedores Expedito Solaney, Guilherme Fonseca (ILAESE) e Pedro Josephi.

10h30: Intervalo para café e apresentação do Cordel

12h30: Almoço

14h: Plenária Final – apresentação das propostas de encaminhamentos e aprovação das resoluções

16h: Café da tarde

17h: Encerramento

20h: Atividade cultural – Recife Antigo.

 

Veja também  Sindmetro/PE participa do encontro dos metroviários na Argentina